Últimas Notícias
Esportes
Após oito anos, Hugo Hoyama deixa seleção feminina de tênis de mesa

Por Agência Brasil

Após oito anos, Hugo Hoyama deixa seleção feminina de tênis de mesa

Crédito: Divulgação/Internet

Após oito anos, Hugo Hoyama deixa seleção feminina de tênis de mesa

Nome do tênis de mesa nacional com mais participações olímpicas (seis como atleta e duas como técnico), Hugo Hoyama deixou nesta quarta-feira (3) o comando da seleção feminina adulta, após oito anos. Em nota, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) explicou que o veterano assumirá um posto de embaixador da modalidade, atuando em eventos de promoção do esporte e na detecção de talentos. 

"Decidi encerrar este ciclo por motivos particulares, familiares. Eu necessitava ficar mais próximo a eles. Foi um período muito gratificante e de muito aprendizado. Agradeço a CBTM pelo convite, ao Jean-René Mounié [consultor da entidade, ex-técnico da seleção e atual treinador de Hugo Calderano, número um do país entre os homens], que me ajudou demais, e a todos os técnicos que conviveram comigo", afirmou Hoyama, ao site da confederação.

Sob comando de Hoyama, a seleção feminina subiu à primeira divisão do Campeonato Mundial por equipes (2014) e conquistou duas medalhas de pratas em Jogos Pan-Americanos (2015 e 2019). Ele ainda dirigiu as meninas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e de Tóquio (Japão) - 2016 e 2021, respectivamente.

"Se não fosse o trabalho conjunto com as atletas, não teríamos conseguido. Tenho um carinho especial pela Lígia [Silva, ex-atleta e atualmente técnica das seleções de base], que me aceitou, escutou e fez o seu melhor. A Gui Lin [jogadora chinesa naturalizada brasileira, que defendeu o país em duas Olimpíadas] treinou comigo por muito tempo e fez muito pelo tênis de mesa. As meninas que estão lá e as que vão entrar na seleção podem ter certeza de que estarei torcendo muito e que elas podem conquistar muito mais", disse Hoyama.

A CBTM pretende anunciar o novo técnico da equipe feminina até dezembro. Coordenador das seleções olímpicas, Lincon Yasuda será o responsável pelo grupo no Campeonato Pan-Americano, de 13 a 19 deste mês, em Lima (Peru). No Mundial individual e de duplas, marcado para Houston (Estados Unidos), entre os próximos dias 23 a 29, Bruna Takahashi e Carol Kumahara serão orientadas pelo técnico Francisco Arado, o Paco.