Últimas Notícias
Geral
Feriadão: confira o que abre e fecha no Distrito Federal

Por Agência Brasil

Brasília - Brasilienses lotam o Parque da Cidade no Dia das Crianças (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Brasília - Brasilienses lotam o Parque da Cidade no Dia das Crianças (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O feriado de 7 de setembro, em que se comemora o Dia da Independência, será nesta terça-feira. Com o ponto facultativo decretado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) hoje, segunda-feira (6), o recesso foi estendido na capital. Alguns serviços públicos ficarão indisponíveis durante todo o período, mas opções de lazer, como parques e Zoológico, permanecerão abertos. 

Saúde e vacinação

A vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal prossegue durante todo o feriado prolongado. No sábado, domingo e segunda a imunização será conforme o cronograma da Secretaria de Saúde. Os pontos de vacinação podem ser consultados no site da pasta.

Na terça-feira (7), os pontos drive-thru do Parque da Cidade e da Torre de TV estarão fechados, excepcionalmente. Já o da Praça dos Cristais, no Setor Militar, estará aberto entre 18h e 22h. Os postos nas cidades também funcionarão no dia do feriado.

Todos os serviços da rede pública de Saúde funcionam normalmente na segunda-feira (6). Entre eles, estão os ambulatórios dos hospitais, as unidades básicas de Saúde (UBSs), as farmácias de alto custo e os CAPs tipos I, II e AD. Já no feriado da Independência, só haverá atendimento nas emergências dos hospitais, nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e nos CAPs tipo III. Outras unidades estarão fechadas e reabrem na quarta (8).

A Fundação Hemocentro também fecha no feriado, além do domingo. No sábado (4) e na segunda-feira (6), o expediente será das 7h15 às 18h. Devido à pandemia, o agendamento para doação de sangue permanece obrigatório e pode ser feito pelo Agenda-DF ou pelo telefone 160 (opção 2).

Transporte público

O transporte público coletivo vai operar durante a terça-feira com a tabela horária de domingo. Nos outros dias a circulação é normal. Os passageiros podem conferir o horário das viagens por meio do site DF no Ponto

Metrô-DF

O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento no feriado de terça (7) é de 7h às 19h, assim como no domingo. Está mantida a circulação de cinco trens durante os períodos. Nos demais dias (sábado e segunda), o horário segue o padrão: entre 5h30 e 23h30.

Segurança pública

As delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. A Delegacia Eletrônica da PCDF atende 24 horas por dia.

O Corpo de Bombeiros (CBMDF) também vai operar em regime de plantão 24h, por meio do telefone 193.

Os batalhões da Polícia Militar (PMDF) abrem todos os dias do feriado prolongado e o policiamento segue normalmente.

Na Hora, Procon e conselhos tutelares

As unidades do Na Hora e os conselhos tutelares não funcionam na segunda-feira (6) e terça-feira (7).

Os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender demandas urgentes registradas pela Cisdeca. A central telefônica funciona de segunda a sexta, das 18h às 8h; sábado, domingo e feriados, 24h, pelos telefones: 125 (número gratuito) e (61) 3213-0657 / 3213-0763 / 3213-0766.

O edifício-sede do Procon funcionará no ponto facultativo (segunda), de 8h às 17h. No feriado da Independência, será fechado.

Defesa Civil

O Sistema de Defesa Civil segue disponível para atender todo o DF, em esquema de plantão no 7 de setembro. Os acionamentos devem ser feitos pelo telefone 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

Bancos

As agências bancárias de todo o país vão fechar as portas no 7 de setembro. Na véspera, segunda-feira (6), os bancos abrem normalmente, com exceção dos locais em que haja  algum feriado municipal.

Limpeza urbana

As coletas seletiva e convencional do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vão funcionar normalmente no feriado, no ponto facultativo e no fim de semana. O Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as gerências de limpeza, as Usinas de Tratamento Mecânico Biológico (usinas de compostagem) e a Unidade de Recebimento de Entulho (URE) também operam normalmente.

Caesb e Neoenergia

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que não haverá expediente na empresa pública nos dias 6 e 7, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão.

Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, Agência Virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

Por meio dos canais virtuais da Caesb, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, religação de água, entre outros serviços.

As equipes de emergência e o teleatendimento da Neoenergia Brasília vão funcionar em escala normal de trabalho, atuando 24 horas por dia.

Em casos de falta de energia, a Neoenergia pode ser acionada pelo WhatsApp no número (61) 3465-9318. Caso precise falar com o teleatendimento da companhia, ligue 116.

Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

Na terça-feira (7), o Eixão do Lazer estará aberto, portanto o fluxo de veículos fica interrompido das 6h às 18h. O fechamento para os carros também será ocorrerá no domingo (5).

As operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (Via Estrutural) e na BR-070 vão ser suspensas somente no dia da Independência.

Unidades socioassistenciais

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vão atender normalmente na segunda-feira (6), fechando apenas no 7 de setembro.

Os dois Centros Pop funcionam ao longo de todo o recesso, inclusive no domingo, das 7h às 18h.

A Unidade de Proteção Social (UPS) 24h e as unidades de acolhimento, o Alojamento Provisório de Ceilândia, as casas de passagem e os abrigos para idosos, crianças e adolescentes, funcionam normalmente, 24h por dia.

Restaurantes comunitários

As 14 unidades vão abrir no sábado (4) e na segunda (6), das 11h às 14h. No domingo e no dia do feriado, fecham. Os restaurantes do Paranoá, Samambaia e Brazlândia agora também estão servindo o café da manhã, das 7h às 8h30.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) informam que o mercado atacadista vai funcionar normalmente no sábado (4) e na segunda-feira (6). No domingo e no dia do feriado, fecha.

Torre de TV

O BRB, que administra o atrativo, informou que a Torre de TV funcionará normalmente no sábado (4) e domingo (5), das 9h às 17h45.

Na segunda (6) e terça (7), estará fechada para visitação. As visitas obedecem aos protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde por conta da pandemia da covid-19. O acesso ao mirante é por ordem de chegada e são permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador.

Zoo

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília informa que o local abre normalmente para visitação no sábado, domingo e na terça-feira, entre 9h e 17h. Na segunda, estará fechado. A entrada é permitida somente até as 16h e há uma limitação de 2, 5 mil visitantes por dia.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília fica aberto para visitação no sábado (4), domingo (5) e no feriado da Independência, das 9h às 17h. Na segunda (6), fecha para manutenção. A entrada é permitida somente até 16h40. O restaurante Café Jardim Bom Demais, o Café Caliandra e os quiosques abrem normalmente, exceto na segunda.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que os parques ecológicos administrados pelo órgão funcionarão todos os dias do feriado prolongado. Confira os horários:

Parque Horário de funcionamento
Parque Recreativo do Gama 6h às 18h
Parque Distrital das Copaíbas 6h às 18h
Monumento Natural Dom Bosco (Ermida Dom Bosco) 6h às 20h
Parque Ecológico do Paranoá 6h às 18h
Parque Ecológico Sucupira 6h às 20h
Parque Ecológico do Lago Norte 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul 6h às 20h
Parque Ecológico Olhos d’Água Portão principal: das 5h30 às 20h

Portões laterais: 6h às 18h

Parque Ecológico Ezechias Heringer 6h às 22h
Parque Ecológico de Águas Claras 5h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo 6h às 18h
Parque Ecológico Areal 6h às 18h
Parque Ecológico Veredinha 6h às 22h
Parque Ecológico Cortado 6h às 18h
Parque Ecológico Três Meninas 7h às 18h
Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul 6h às 22h