Últimas Notícias
PM Ambiental
A primeira com rampa de acesso ao rio
5ª Companhia é inaugurada ontem à tarde na SP-304, rodovia Geraldo de Barros

Por Ana Cristina Andrade

Solenidade contou com o alto escalão da Polícia Militar, prefeito Luciano Almeida e demais autoridades

Crédito: Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba

Solenidade contou com o alto escalão da Polícia Militar, prefeito Luciano Almeida e demais autoridades

A 5ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, inaugurada ontem à tarde na SP-304, rodovia Geraldo de Barros, é a única unidade com estrutura física de uso de policiamento ambiental do Estado de São Paulo, a ter uma rampa de acesso para embarcação para realização de policiamento náutico dentro da própria Base.

“Por alguma razão decidiu-se por ter fechado essa Base, mas não existe estrutura igual a essa dentro do Estado. Só por isso não deveríamos ter tomado essa decisão, mas, enfim, naquele momento histórico foi necessária tal decisão”, dizia o comandante do 5<SC210,186> Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel Enio Antonio de Almeida.

A solenidade, que contou com o alto escalão da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Sedema, representantes da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Obras, Instituto Chico Mende e do prefeito Luciano Almeida, durou menos que uma hora.

A área externa da Companhia de Piracicaba, que até uma semana passada funcionava em Rio Claro, foi toda remodelada e calçada. Foi feito um espaço grande para as viaturas e barcos da PM Ambiental.

Nos fundos foi criada uma área coberta para que os policiais, ou pessoas que visitem o ambiente, não fiquem expostas ao sol ou à chuva. O prédio também recebeu pintura nova e agora tem o nome da corporação na fachada.

O promotor do Gaema Piracicaba, Ivan Carneiro Castanheira, disse que tem um apreço não só pessoal, mas institucional, pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente e pela Polícia Ambiental.

“Essa parceria com o Ministério Público não vem de hoje, não é exclusiva de Piracicaba, mas é regional. Os policiais ambientais são um braço muito importante do Ministério Público. Aliás, não são somente o braço, mas a mão e toda a fase de execução desse trabalho ao lado de órgãos ambientais, do Poder Legislativo e Poder Executivo”, declarou.

O prefeito Luciano Almeida observou que a instalação da Companhia foi possível graças a um grupo de secretários municipais, que gostam muito da estrutura local.

“O que estamos fazendo aqui é só consolidar uma parceria. Se não houver uma união das estruturas para um bem comum, nada acontece”, declarou. “Aqui não é o fim, mas o começo de um grande trabalho”, acrescentou.