Últimas Notícias
Atendimento
Rede com problemas
Funcionários da Saúde apresentam queixas a vereadores sobre qualidade de atendimento nas unidades

Por Romualdo Cruz Filho

Movimento no início da tarde de ontem, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA Centro)

Crédito: Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba

Movimento no início da tarde de ontem, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA Centro)

Será realizada hoje, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, uma reunião entre funcionários da rede pública de Saúde com um grupo de vereadores para discutir problemas generalizados nos postos de saúde e UPAs, tais como falta de médicos, falta de medicamentos e EPI, entre outras mudanças que estão prejudicando o desempenho do setor.

O encontro foi agendado pelo vereador Cássio Luiz - Fala Pira (PL). A expectativa é de que cerca de 150 pessoas participem, incluindo sindicalistas, líderes comunitários, além dos vereadores Paulo Campos (Podemos), Pedro Kawai (PSDB), Zezinho Pereira (DEM), André Bandeira (PSDB) e Rai (PT).

"Trata-se de um movimento que vem crescendo e o descontentamento tem relação também com a terceirização do serviço na UPA Piracicamirim, sob a gestão de uma Organização Social. Mas serão discutidas questões de interesse de toda a rede pública de saúde", disse a assessoria de Cássio Luiz.

O objetivo dos vereadores é ficar a par das demandas e conversar sobre as possibilidades de solução dos problemas apontados, bem como levantar argumentos para reuniões a serem agendadas com o prefeito Luciano Almeida, visando à melhoria do serviço público.

O encontro foi alavancado por crises recentes de atendimento nas UPAs, devido à explosão do número de casos de gripe e de Covid-19 no município, o que revelou a fragilidade do sistema de atendimento em urgência e emergência. As UPAs Vila Cristina e Piracicamirim estiveram superlotadas, sem qualquer distanciamento entre as pessoas. Sendo que nesta última a fila era na parte externa, com pacientes passando mal sob sol escaldante e chuva, sem haver qualquer orientação para acomodar o público, conforme registros da própria Gazeta.