Últimas Notícias
Saúde
Contra o surto de gripe
Saúde vai ampliar locais de atendimento de pessoas com síndrome gripal, além das UPAs

Por Romualdo Cruz Filho

Sem distanciamento, aguardando horas pelo atendimento na UPA Piracicamirim

Crédito: Mateus Medeiros

Sem distanciamento, aguardando horas pelo atendimento na UPA Piracicamirim

O prefeito Luciano Almeida se reuniu ontem à tarde com o secretário e subsecretário de Saúde, Filemon Silvano, e Augusto Muzilli, mais equipe técnica da Vigilância Epidemiológica (VE) e do Departamento de Atenção Básica (DAB), para tentarem juntos dinamizar o atendimento da população que procura os pronto-socorros, devido a sintomas de gripe e Covid-19. As UPAs estão operando acima da capacidade técnica devido a um surto de gripe e ao crescimento exponencial do número de casos de Covid-19 depois das festas de final de ano.

Além das quatro UPAs, mais cincos postos de saúde vão atender pacientes com gripe a partir de amanhã. Além disso, para a próxima semana a pasta começará a aplicar testes rápidos para diagnóstico de três cepas diferentes de gripe, entre elas, a H3N2. "Precisamos deixar claro que as UPAs seguirão atendendo a população. Essa medida é uma forma de tentar minimizar os impactos causados pelo surto da gripe e tentar dar maior agilidade ao atendimento", afirmou Filemon.

Desde o último final de semana, a UPA Piracicamirim, referência para doenças respiratórias para a rede pública, tem lotado, com filas enormes, aglomerações intensas e muitos registros de pessoas passando mal até a consulta. Atendimento, por sinal, que chega a demorar 5 horas para ser realizado, o que amplia o risco de disseminação das doenças entre os pacientes no próprio ambiente que antecede o atendimento médico.

O vereador Cássio Luiz, PL, esteve na unidade ontem de manhã e constatou a situação. Segundo ele, a organização social que faz a gestão da UPA não está desempenhando o serviço corretamente. “Faltam atendentes na triagem e falta tecnologia para agilizar o atendimento, uma vez que uma máquina quebrou e todos os papeis precisam ser preenchidos manualmente". Cássio Luiz disse ainda que vai acionar o Ministério Público para que se manifeste em relação à qualidade do atendimento oferecido à população.

A BG Serviços de Clínica Médica, empresa responsável pela prestação de serviços médicos na UPA Piracicamirim, enviou comunicado público afirmando que está com quadro completo de médicos na unidade. "Esclarecemos que o motivo de eventuais atrasos nos atendimentos à população se dão em decorrência da alta de números de casos de síndrome gripal, fato este público e notório, vinculado diariamente na mídia nacional".

Segundo a empresa, estão na unidade diariamente 3 clínicos, 2 pediatras, 2 médicos na emergência e uma enfermeira. A empresa se defendeu também de acusações que classifica como levianas em relação à qualidade do serviço prestado.

Gripe atípica

Para o subsecretário da Saúde, Augusto Muzilli, essa situação era previsível depois das festas de final de ano, porque as pessoas não estavam respeitando o distanciamento social e esqueceram das máscaras. "Mesmo depois de tanto insistirmos da necessidade de distanciamento social e uso de máscara, a aglomeração foi total. Agora as pessoas precisam ter um pouco de paciência, porque se trata de um problema nacional e não é exclusivo da rede pública de Piracicaba. A Unimed também está com 400 pessoas na porta aguardando atendimento". Segundo ele, a gripe não é tão grave, apesar de ser altamente contagiosa. "Estado gripal não tem tratamento específico. É antitérmico, hidratação e não tirar a máscara de jeito algum para reduzir a transmissão", enfatizou.

O médico Luis Fernando, da coordenação do DAB, disse que a onda de gripe do momento chegou em um período atípico, fora de época, porque normalmente a doença se prolifera durante o inverno. Trata-se também de uma nova cepa de influenza, denominada Darling, por ter sido detectada pela primeira vez em Darling, Austrália. Segundo ele, os cuidados para evitar o contágio são os mesmos das demais gripes e que não há ainda vacina para enfrentá-la, o que deve ocorrer apenas em março/abril.

Plantão Coronavírus

A Secretaria da Saúde registrou crescimento expressivo do número de casos de covid-19 no município nos últimos cinco dias, de 31/12/2021 a 04/1/2022, com 397 novos casos confirmados, sendo 177 homens e 220 mulheres. Os casos de internação hospitalar também cresceram.

Em 24 horas a taxa de ocupação de UTI-SUS está em 24%; de enfermaria-SUS em 80%; de UTI-privado, em 10% e de enfermaria-privado, em 38%.

Desde o dia 24 de dezembro houve também o registro de quatro óbitos pela Covid-19.

Outro dado que vem preocupando as autoridades é o aumento na taxa de novos casos de Covid-19. Em novembro, o indicador era de 6,94%, em dezembro subiu para 25,34% e ontem, 31,59%. Além disso, a taxa de transmissibilidade da doença saiu de 0,72, na véspera de Natal, para 1,48 hoje. O ideal é estar abaixo de 1,0.

Horários e locais de atendimento

Os atendimentos foram distribuídos da seguinte forma: acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nos Crabs da Vila Rezende, Piracicamirim, Mário Dedini e Vila Cristina; das 8h às 16h, no Crab Cecap; e a das 16h às 20h na UBS Centro.