Últimas Notícias
Tempo
Chuva intensa
Foram registrados 29 milímetros de chuva; duas vias ficaram alagadas

Por Larissa Souza

Homem observa os carros passando devagar pela avenida 31 de Março alagada

Crédito: Mateus Medeiros

Homem observa os carros passando devagar pela avenida 31 de Março alagada

Na manhã de ontem, foi registrada forte chuva com volume significativo, entre às 10h e 11h. De acordo com o Posto Meteorológico da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), choveu 29 milímetros. Mesmo com a chuva intensa, somente as avenidas 31 de Março e Antonio Pazinato Sturion alagaram.

De acordo com a Defesa Civil, a Semuttran (Secretaria de Mobilidade, Trânsito e Transportes) controlou o trânsito das vias enquanto elas estavam alagadas. A situação foi normalizada por volta das 11h20.

Essa é terceira chuva significativa em dezembro. As outras duas aconteceram nos dias 15 e 17 e geraram um acúmulo de cerca de 26 milímetros de chuva em cada dia. Segundo Felipe Pilau, professor que atua na área de engenharia de Biossistemas, as chuvas volumosas são uma característica do período do Verão.

Mesmo com o registro de alguns dias de chuva, Piracicaba alcançou somente a metade da média do mês até ontem. Pilau explica que a média histórica de dezembro é de 192 milímetros. Até o momento, o volume de chuvas acumulado é de 97,2 milímetros. “A não ser que tenhamos chuvas bem expressivas nesses três dias, vamos ficar com um volume bem abaixo do esperado”, observou o professor.

Expectativa para 2022

Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o volume de chuvas do Estado de São Paulo deve ficar dentro da média entre janeiro e março de 2022. “É uma perspectiva boa, mas se chovesse acima da média seria melhor porque os primeiros meses da estação chuvosa têm deixado a desejar”, comentou Pilau.