Últimas Notícias
Natal
Heróis da Unimed
É a forma são tratados os profissionais da saúde após os desafios impostos pela pandemia

Por José Ricardo Ferreira

Crédito: Divulgação

"A expectativa remete ao sentimento de esperança", enaltece a direção

Heróis. Desta forma a Unimed Piracicaba trata os seus profissionais da saúde que chegam a esse Natal após os desafios impostos pela pandemia.

“O Natal de 2020 para nossos heróis foi de incerteza, medo e ansiedade. Muitos estavam longe de suas famílias, com receio da proximidade por possíveis riscos de contaminação, além do medo de se contaminar no hospital e transmitir a doença. A situação da pandemia era instável e a ansiedade pela vacina ou tratamento era grande. Por outro lado, cada um dos nossos profissionais, com todo empenho, carinho, empatia e responsabilidade perante o ser humano, e a Unimed Piracicaba se mantiveram fortes e atuantes na linha de frente. A demanda do hospital aumentou, pois setores de isolamento necessitaram ser criados e a complexidade de pacientes aumentou. Nossos heróis chegaram ao extremo de sua capacidade física e mental em prol do cuidar e passaram o Natal dedicando suas próprias vidas a cuidar dos pacientes”, recorda-se a diretoria do hospital.

Depois de intensas experiências naquele Natal e de um 2021 também com momentos extremos devido à Covid-19, os colaboradores chegam a esse dia 25 de dezembro com muito otimismo. “A expectativa remete ao sentimento de esperança. Esperança de que possamos estar mais próximos novamente, de que os abraços possam fazer parte das nossas vidas. De que as festas possam ser retomadas com segurança. Os enfeites de Natal da Unimed Piracicaba, sempre organizados com muito carinho, visam fortalecer esse sentimento aos nossos pacientes, colaboradores, médicos e terceiros”, enaltece a direção do hospital.

Nesse mês houve apresentação de um coral na rampa de entrada e na quinta-feira (23) uma pianista tocou em uma área aberta em respeito às medidas de segurança. Outras ações também estão sendo pensadas pela Unimed Piracicaba.

O momento é de confraternização, mas os profissionais de saúde priorizam 24h os que mais precisam de atenção. “Nossos pacientes continuam sendo cuidados com empenho e empatia por todos nossos profissionais, porém vale lembrar que, ainda, estamos num cenário de instabilidade e se faz necessário manter medidas de segurança e proteção”.

Embora internados, os pacientes da Unimed terão neste Natal pratos especiais e sempre respeitando a dieta prescrita para cada um nas cinco refeições diárias.

Harmoniosa

Os colaboradores de plantão também terão refeições temáticas hoje e neste ano, em especial, a diretoria da Unimed Piracicaba disponibilizou a cada um dos seus profissionais, além da cesta de fim de ano, um cartão presente (gift pass), com bônus especial, reconhecendo o esforço e a dedicação de cada um.

Na cooperativa médica atuam 1.679 colaboradores e 808 médicos entre cooperados e credenciados.

“Que neste fim de ano possamos, juntos, externar o verdadeiro sentimento natalino, amparando e auxiliando aqueles que tanto necessitam de cuidados para que 2022 venha de forma plena e harmoniosa”, disse Marisa Degaspari, coordenadora de enfermagem do Hospital Unimed Piracicaba.