Últimas Notícias
HFC Saúde
Profissionais chegam ao Natal cheios de energia
Expectativa para hoje, embora sempre em alerta, é de um plantão com muita alegria

Por José Ricardo Ferreira

Crédito: Mateus Medeiros

" Aprendemos a dar valor a esses momentos", contam os profissionais

Boa parte do ano passado foi uma verdadeira cruzada contra a pandemia do novo coronavírus para os profissionais da saúde. O Natal de 2020 chegou com uma carga de muita tensão nos hospitais, pois os casos de Covid-19 não davam trégua. Graças à vacina, este ano as ocorrências caíram drasticamente e o Natal de 2021 tende a ser realmente feliz com ares de resistência e superações.

A expectativa para hoje, embora sempre em alerta, é de um plantão com muita alegria entre os profissionais do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC Saúde).

"Esse Natal deve ter um sabor especial. Aprendemos a dar valor a esses momentos, sendo que o que importa não é o que está em cima da mesa e sim quem está ao redor da mesa. A vida é o melhor presente", disse a gerente de pessoas do HFC Saúde, Mari Lima.

A equipe do HFC Saúde está confiante, mesmo depois da exaustão de horas e horas de trabalho dedicadas ao combate à Covid-19 ao longo desses quase dois anos. "Por aqui existe um clima de esperança e de dever cumprido. Foi uma luta árdua, mas esses profissionais se dedicaram e lutaram bravamente para salvar muitas vidas. Outra conquista é já estarmos vacinados, mas os cuidados permanecem", disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.

Os setores hospitalares estão enfeitados com temas natalinos desde o início do mês. O clima é de festividade e de gratidão entre as equipes que unidas enfrentaram a batalha nos momentos mais críticos da pandemia.

A programação festiva de Natal contou com missa, culto, premiação de reconhecimento, sorteio de brindes e entrega de panetones e Kit Festa.

Trabalhar no setor de saúde exige bastante planejamento, já que os plantões são uma realidade. Há uma escala especial, para que cada colaborador possa confraternizar uma data completa com os que amam.

Em relação aos pacientes, são avaliados “com muito carinho” e na medida do possível são realizadas altas para que possam estar entre seus familiares, segundo o HFC Saúde.

Para quem fica internado existe um cardápio especial natalino. São servidas cinco refeições diárias.

“Os profissionais comemoram a data com muito respeito e companheirismo, nunca deixando de lado o cuidado ao paciente. Devido ao significado destas datas, também temos que olhar para quem cuida, e nesses momentos há uma flexibilização para que possam realizar uma ceia coletiva”, explicou Mari Lima.

Também está na programação a troca de presentes nesse final de mês.

O HFC Saúde conta com mais de 1.300 colaboradores e cerca de 350 médicos em seu corpo clínico, segundo a direção do hospital.

Entusiasmo

Thais, Daiane, Renata, Vera Lucia, Jéssica, Paula, Luci, Edvânia, Ana, Nakieda, Fabiane, Graziele, Ane. Esses são alguns dos profissionais das alas do HFC Saúde.

Eles garantem que não falta entusiasmo para trabalhar nesta data especial. “Sabemos que aqueles que precisam do nosso cuidado são na verdade nossa razão de trabalhar. Que todos tenham um Natal abençoado”, desejou a equipe da UTI Geral A.

“Esta época do ano é carregada de simbologia, de cuidados e empatia com o próximo. As equipes não medem esforços para salvar e acolher vidas”, disse a equipe de enfermagem do HFC.

“É com muito orgulho que sou enfermeiro da área de urgência e emergência do Hospital Fornecedores de Cana, declaro que é uma honra exercer minha profissão. Digo também que somos muito importantes e essenciais para a sociedade. Também falo da união que nós funcionários temos uns com os outros. Juntos formamos uma equipe e que cada um de nós, desde o profissional da limpeza até a coordenação, exerça um trabalho de forma humanizada para cuidar do próximo”, disse o enfermeiro supervisor Messias Amos Da Silva.

Enfermeiros, médicos, pessoas do serviço geral, transportes entre outros profissionais passam juntos a maior parte do tempo. Isso cria um cenário familiar entre eles.

Messias, que trabalha no hospital há 13 anos, reforça que hoje todos estão atuando com afeto e responsabilidade, assim como em todos os dias do ano.

“Gerando histórias ao decorrer de cada ano. Trabalhamos nas datas festivas com muito amor, carinho e gratidão. Ao findar o ano de 2021 só temos que agradecer a Deus, diante de fase tão difícil que passamos ao decorrer do ano com a pandemia. Podemos dizer que somos vencedores, após a chegada da tão sonhada vacina que veio amenizar a doença. Há um alívio no ar. Lembrando ainda que temos que nos cuidar, pois o vírus ainda está em nosso meio. Usar máscaras, álcool em gel e observar distanciamento são de suma importância”, disse o supervisor.