Últimas Notícias
Visitante ilustre
Tucano Leo é homenageado em escola
Placa e escultura foram instaladas no parque da escola Professora Diva Araújo de Lemos

Por Da redação

Alunos, diretora, professores e convidados participaram do evento

Crédito: Divulgação

Alunos, diretora, professores e convidados participaram do evento

O tucano Leo foi homenageado na terça-feira (21) pelos alunos da Escola Professora Diva Araújo de Lemos. O parque ganhou uma placa e uma escultura do Leo, que sempre visitava a escola. Ele morreu em agosto do ano passado, quando foi atacado por um cachorro, na Vila Rezende.

A ideia da homenagem surgiu a partir de uma pergunta da aluna Pietra, de 6 anos, do Jardim II B: “Ô professora, quando as pessoas morrem elas não podem dar o nome para as coisas? E se a nossa escola agora se chamasse Leo?”

A professora Cynthia Daniele Soares de Lima contou à Gazeta que a presença de Leo na escola e o contato com as crianças despertaram nelas o interesse de saber mais sobre o tucano, que era muito amistoso com todos. “Quando ele nos deixou, estudávamos sobre a nossa escola, sua patrona e uma das crianças teve a ideia de rebatizar a escola com o nome de Leo”.

A diretora Giovana Dezorzi se lembra que Leo aparecida por lá todos os dias. Era visto na árvore, entrava na sala de aula, pegava carne do prato das crianças, levava caneta embora. “Um dia ele pegou a chupeta de um bebê”, conta. As crianças tinham muito carinho por ele.

“Essa homenagem representou a valorização da escuta das crianças, relação escola-família, o contato com a natureza, o envolvimento de toda equipe escolar”, disse a professora.

O evento contou com a presença dos pais e do avô de Pietra, idealizadora da homenagem, da diretora Giovana, da equipe escolar e dos alunos. Na placa, consta um texto feito pelos alunos do Jardim II B, que descreve um pouco da vivência deles com o Leo e eterniza uma bela amizade. Confira:

“O Tucano era um amor, bem bonitinho.

O bico laranja com manchas vermelhas, sua língua fininha, as pernas pretas, um pedaço da calda vermelha e uma mancha branca nos olhos, seus pés eram cor azul bem clarinho.

Bem curioso, estava sempre faminto, comia pão, banana, maçã, bebia água e tentava pegar a nossa comida.

Nós aprendemos muito sobre ele, tucanos são inteligentes, gostam de frutas, ovos e filhotes de alguns bichinhos e seu bico é forte e leve.

Carinhoso e fofinho deixava todo mundo chegar perto dele.

O Leo visitava algumas crianças nas suas casas, para que não se esquecessem dele.

Suas cores preferidas eram rosa e roxo e ele amava subir nas árvores, brincar com os nossos brinquedinhos e sapatinhos coloridos.

Ele vinha nos visitar quase todas as manhãs, chegava e alegrava todo mundo, o parque era seu lugar favorito aqui na escola, ele subia nas árvores, nos brinquedos, voava alto e voltava sempre".