Últimas Notícias
Tradição
Hoje tem Cururu na Estação
Apresentação gratuita será às 16h

Por Da redação

Estação Toninho da Vila estará no barracão do Centro Cultural

Crédito: André Boareto/Divulgação

Estação Toninho da Vila estará no barracão do Centro Cultural

O barracão do Centro Cultural Maria Dirce Camargo, da Estação da Paulista, recebe neste domingo Toninho da Viola e convidados para apresentação do Cururu na Estação. Serão seguidos todos os protocolos sanitários vigentes. É obrigatório o uso de máscara.

O show faz parte do projeto-piloto Cururu na Escola, realizado no mês de outubro deste ano, em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), célula Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) e Teatro Erotídes de Campos.

Serão apresentados duelos de repente com um dos mais emblemáticos curureiros de Piracicaba, Toninho da Viola, que contará ainda com mais três convidados.

Toninho da Viola é um verdadeiro contador de histórias, sendo referência na memória caipira e popular piracicabana. Riquezas folclóricas e culturais serão relembradas por meio do repertório deste grande violeiro que conhece muito da música raiz, do cururu e da história dos grandes curureiros de Piracicaba.

O cururu é um gênero musical que tem fortes raízes na região e, segundo o escritor Olívio Nazareno Alleoni, se caracteriza por ser um cantar repentista por meio de um embate poético com duas duplas de cantores, com uma ou duas violas, que cantam alternadamente em forma de versos rimados, usando temas variados. Os versos possuem conteúdo de indiscutível experiência, fruto da leitura, da observação, da imaginação, expressos com seriedade, ironia e até deboche.