Últimas Notícias
Entrevista
Vocação e obstinação
Roberto Morais, uma força do interior paulista na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp)

Por Da redação

Roberto Morais ‘Temos trabalhado incansavelmente e, caso meu nome seja colocado novamente à prova, estarei à disposição do eleitorado’

Crédito: Divulgação

Roberto Morais ‘Temos trabalhado incansavelmente e, caso meu nome seja colocado novamente à prova, estarei à disposição do eleitorado’

Obstinado e com vocação para a atuação pública, Roberto Morais integra o rol das personalidades que participam ativamente do desenvolvimento social e econômico de Piracicaba. Colocou seu nome à prova pela primeira vez em 1992, quando concorreu a um cargo para vereador. Foi uma experiência enriquecedora que definiu sua carreira parlamentar. na eleição seguinte, a reeleição veio com naturalidade e expressiva votação. Estava dado mais um passo em um caminho sem volta, uma vez que seu nome havia de fato ganhado força em toda a cidade.

Rápido em sua escalada, em 1999 já estava com os pés na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde conquistou uma cadeira e se tornou representante de toda a região de Piracicaba na defesa de demandas de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. Com propostas de leis e emendas parlamentares, atuou estrategicamente para muitas conquistas, que beneficiaram os mais variados setores. Seu ideal sempre foi contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

"Eu tinha esse compromisso com a população da cidade e me via na obrigação de encontrar as portas certas, falar com as pessoas certas e definir um método de atuação que trouxesse resultados seguros e objetivos para tornar realidade as demandas que eu levava em mãos", recorda.

"Robertinho" como é carinhosamente chamado pelos que o conhecem desde a infância em Charqueada, tornou-se influente em Piracicaba devido à sua atuação no rádio, onde cresceu e evoluiu, sempre acompanhando o XV de Piracicaba e a vida política local. Essa postura apaixonada pela Noiva da Colina o garantiu o título de Cidadão Piracicabano.

"Meu jeito de ser amigável e de bem com a vida ajudou muito. Sempre pensei que eu poderia cumprir um papel relevante como porta-voz da nossa gente, em especial dos que mais precisavam e precisam da ajuda do Estado para garantir uma vida digna, e segui em frente. Assim acabei fazendo muitos amigos na vida pública, que me ensinaram muito"

Conquistas

Uma das suas primeiras grandes conquistas na Alesp foi a Lei da Fibrose Cística, que garante medicamento gratuito aos portadores dessa doença grave e crônica. O tratamento até hoje é de alto custo, inacessível à maioria das famílias. Mas o aporte do Estado passou a salvar muitas vidas com a aprovação de seu projeto de lei.

Desde então, a pauta da saúde nunca mais saiu do seu radar. Por isso acumulou uma série de iniciativas bem sucedidas em benefício de toda a população. Garantiu recursos para instalação de unidades de UTI neonatal, pediátrica e coronária nos hospitais públicos da cidade, a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), entre outros.

No auge da crise da pandemia da Covid 19, o deputado teve atuação firme ao lado da DRS-X para a aquisição de quase 200 aparelhos respiradores que tornaram a rede pública de saúde de Piracicaba uma referência para o Estado. A ampliação do atendimento do Hospital Regional de Piracicaba também foi sua frente de batalha. Resultado muito importante foi anunciado recentemente pelo vice-governador Rodrigo Garcia, no teatro Erotides de Campos, no Engenho Central: o Governo do Estado de São Paulo confirmou a liberação de R$ 95 milhões anuais para a entidade, que terá 100% de sua capacidade em operação ao longo de 2022. Roberto Morais conguiu aprovar recentemente a Lei 17.353, que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo e cria o Programa Estadual de Orientação sobre autismo para profissionais das áreas de educação e saúde.

As vitórias para a cidade não pararam e valem troféus em um campeonato disputadíssimo, que lhe deram destaque, a ponto de ser homenageado com o título de segundo deputado mais bem avaliado na última publicação da ONG Voto Consciente. A lista de conquistas que contaram com sua intensa participação se estende para o campo da segurança pública. "São estruturas para o desenvolvimento de um policiamento inteligente, que contribuíram de forma efetiva para a redução dos índices de criminalidade", explicou. Dentre os avanços estão, uma unidade da Polícia Federal em Piracicaba, uma unidade Águia da Polícia Militar, unidade policial para o CPI 9 (PM), outra para a Deinter 9 (Polícia Civil), e a instalação do Baep.

Pode-se citar, ainda em seu primeiro mandato, durante o governo Geraldo Alckmin, a duplicação do primeiro trecho da Rodovia do Açúcar, próximo ao Ceasa. "Evidente que muitos outros benefícios vieram na esteira desse processo, com a concessão, mas em 2001, esta foi uma marca da minha gestão, beneficiando novamente a cidade e toda a região.

Educação

A Educação também sempre esteve entre suas prioridades. Algumas das principais bandeiras envolvem a instalação de mais uma das unidades da ETEC, que hoje é responsável pela profissionalização de centenas de jovens que são inseridos no mercado de trabalho após formação técnica de qualidade e gratuita. Assim também aconteceu com a conquista da unidade Fatec de Piracicaba, com uma estrutura moderna e cursos atualizados.

Neste ano, a Secretaria Estadual da Educação confirmou a transformação das escolas Estaduais da região em Escolas de Ensino Integral, o que representa um salto no nível educacional comparado aos países mais desenvolvidos do mundo. Neste modelo educacional os estudantes passam mais tempo na escola, recebem pelo menos três refeições e ainda participam de aulas complementares.

Tantas foram os desafios ao longo de duas décadas de atuação no parlamento paulista que ganhou o cognome de Deputado "pidão" (como foi carinhosamente apelidado pelo ex-governador Geraldo Alckmin). "Sou pidão mesmo. Não perco uma oportunidade para trazer dias melhores a essa população maravilhosa que procuro representar com toda dignidade"

Roberto Morais foi ainda um dos membros da comitiva que visitou a Coréia do Sul e ajudou a articular a vinda da Hyundai e a instalação do Parque Automotivo na cidade, indústria que é responsável hoje pelo emprego de milhares de trabalhadores, além de contribuir com o recolhimento de volume expressivo de impostos, que fortalecem as políticas públicas de Piracicaba. "Por sinal, não é à toa que nos tornamos polo da Região Metropolitana de Piracicaba", destaca.

Sendo assim, para coroar o ano de 2021, do deputado acumula mais algumas vitórias, com a aprovação do seu Projeto de Lei que defende e auxilia milhares de pessoas com Dislexia em todo o Estado de São Paulo, e a aprovação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), que contou com seu total empenho e iniciativa.

Reconhecimento

Sua postura impassível foi coroada pela Associação Paulista de Medicina Regional de Piracicaba (APM), com uma homenagem pelas numerosas contribuições por meio de emendas, recursos, verbas e conquistas para instituições médicas da cidade, com benefícios diretos à população. Na solenidade, transmitida online para toda a comunidade médica, Roberto Moraes recebeu um certificado das mãos do Presidente da APM, Ricardo Tedeschi.

Região Metropolitana

A oficialização da Região Metropolitana de Piracicaba em agosto de 2021, que uniu 24 municípios (Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, com cerca de 1,5 milhão de habitantes) é considerada pelo deputado como um de seus mais importantes legados.

"Eu fui contra a inclusão de Piracicaba na Região Metropolitana de Campinas e hoje estou muito realizado por ver nossa cidade como polo dessa grande região, com independência política e condições de promover evolução e desenvolvimento para todos os municípios. Considero essa a minha grande vitória nesses 22 anos de mandato", observou o deputado.

Por isso Roberto Morais considera a possibilidade de dar continuidade a esse trabalho bem sucedido. "Ha quem diga que não aconteceu nada em Piracicaba nas últimas duas décadas. Mas este olhar é um desvio de foco. Somente quem não acompanha de fato a vida política da região de Piracicaba teria a ousadia de dizer uma coisa dessas. Temos trabalhado incansavelmente e, caso meu nome seja colocado novamente à prova, estarei à disposição do eleitorado. Com a mesma tranquilidade, bom-senso e muita vontade de trabalhar continuarei demonstrando todo o meu carinho por essa cidade que adoro tanto", concluiu Roberto Morais.