Últimas Notícias
Distrito de Artemis
Primeira zeladoria
Lançado o projeto-piloto de descentralização da Administração Municipal

Por Da redação

Durante o anúncio do projeto-piloto, Luciano Almeida destacou a participação da Câmara

Crédito: Divulgação

Durante o anúncio do projeto-piloto, Luciano Almeida destacou a participação da Câmara

A primeira subprefeitura/zeladoria de Piracicaba, que inicia o projeto de descentralização da Administração Municipal, será instalada em 2022 no Distrito de Artemis. O projeto-piloto foi anunciado pelo prefeito Luciano Almeida (DEM), na quinta-feira (16), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, durante a apresentação dos Projetos e Perspectivas para 2022.

Além da zeladora de Ártemis o objetivo é instalar outras zeladorias nas áreas mais distantes do município. "A comunidade sabe qual é a sua prioridade em relação aos serviços da prefeitura muito melhor do que nós que estamos no Centro. A subprefeitura ou zeladoria permitirá a decisão de prioridades dos moradores em relação a poda de árvore, corte de mato, manutenção da creche e da escola com pequenos reparos, ganhando agilidade na execução dos serviços", afirmou o prefeito. A medida começa a instituir o conceito de pensar regionalmente e agir localmente com essa descentralização", disse .

O vereador Josef Borges comemorou o anúncio da medida. "Nossa comunidade é distante e os serviços necessários, anteriormente, demoravam para chegar. No governo do Luciano Almeida isso já mudou e ficará ainda melhor. Com a zeladoria os moradores terão mais participação nas decisões referentes a manutenção do bairro, vão ter as e é o demandas atendidas de maneira mais rápida e isso contribuirá para o desenvolvimento do distrito, geração de emprego e de renda", disse.

Líder do governo na Câmara, Josef Borges também acompanhará outra ação proposta pelo prefeito, que é o Pira 500, um planejamento de longo prazo para definir "a cidade que queremos", comentou Luciano Almeida, que convidou o vereador Acácio Godoy (PP) para atuar nessa proposta que vai prever os rumos do município para até 2040. O deputado Alex de Madureira também prestigiou o evento e comemorou com Josef a iniciativa da zeladoria para o desenvolvimento do distrito, onde ele nasceu.

Legislativo

O prefeito fez questão de ressaltar o trabalho de Josef e Acácio que prestigiaram o evento, e também de Paulo Camolesi (PD|) nas propostas referentes a reciclagem e educação ambiental e Ana Pavão (PL) no projeto de prevenção de doenças. "É importante a participação da Câmara, porque essas propostas são duradouras, definidas por toda a sociedade e precisarão ter continuidade", comentou.

Josef Borges ressaltou que os projetos que o prefeito previu para lançar em 2022 demonstram a seriedade com o uso do dinheiro público, com corte de gastos excessivos e aplicação em demandas dos piracicabanos, muitas delas apresentadas no Orçamento Participativo, que foi resgatado nessa Administração de maneira a garantir a voz efetiva da população.

Além da participação na sociedade, do Pira 500 e da zeladoria em Artemis, que faz parte das ações de reestruturação organizacional e operacional da gestão, o prefeito destacou a transparência e o combate à corrupção, propostas para inovação e criatividade por meio da renovação, saúde, educação (com a preocupação de acolher e reverter prejuízos causados pela pandemia nas crianças), assistência e inclusão social, cultura, esportes e lazer, desenvolvimento econômico e meio ambiente, agricultura e abastecimento, segurança, planejamento urbano e habitação e o saneamento, zeladoria e mobilidade urbana.