Últimas Notícias
Teatro Losso Netto
Espetáculo de dança
O Baile dos Graduados & Unforgettable Blues será apresentado às 17h e às 20h

Por Da redação

Sessões gratuitas acontecem hoje, às 17h e às 20h

Crédito: Nanah d'luize

Sessões gratuitas acontecem hoje, às 17h e às 20h

A Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba) apresenta o espetáculo O Baile dos Graduados & Unforgettable Blues, hoje (14), às 17h e às 20h, no Teatro Municipal Dr Losso Netto. O evento é gratuito. Os Ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência. Quem quiser pode doar um quilo de alimento não-perecível que será destinado ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba).

É obrigatório o uso de máscara e apresentação de carteira de vacinação com a dose única ou 2ª dose da vacina contra a Covid-19, além de um documento oficial com foto.

Na primeira parte, o enredo do espetáculo se passa em uma escola para moças de Viena, na década de 1840. Para comemorar a formatura da turma do último ano, um grande baile será realizado, para o qual são convidados os cadetes de uma escola militar. Várias danças são programadas mas tudo pode acontecer nesta celebração.

A Cedan estreou este balé com remontagem de Camilla Pupa em agosto de 2009, ocasião em que a companhia comemorou seu 1º aniversário, com a vinda de seus padrinhos, o bailarino piracicabano Hélio Bejani e a bailarina carioca Ana Botafogo. Conta, nesta parte da apresentação, com convidados da São Paulo Companhia de Dança, Alan Marques, Bruno Veloso e a bailarina Ana Beatriz Maillet, todos ex-bailarinos que atuaram na primeira versão, junto à bailarina piracicabana Ana Cláudia Magagnin e ao uruguaio Toni Padron.

Na segunda parte, a Cedan apresenta Unforgettable Blues, de Nielson Soares, balé que tem como inspirações intérpretes das décadas de 1930, 1940 e 1950, como Nat King Cole, Frank Sinatra, Eric Carmen, George Gershwin, Aretha Flanklin e Nina Simone. Assuntos como luta política, racismo, esperança, paixão, perda e amor são abordados, até culminar no reencontro, com uma chuva de entusiasmo dançante.

Junto à Cedan participam também do espetáculo a professora de Iracemápolis e Cordeirópolis Annelise Caneo, o bailarino Júnior Lopes e seus alunos do Núcleo Fazendo Arte, em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a Secretaria da Mulher e do Desenvolvimento Social de Cordeirópolis, proposta que estabelece trocas de experiências junto às secretarias de Cultura da Região Metropolitana de Piracicaba, denominada Câmara de Cultura.

A Cedan é vinculada à Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). Atualmente, é composta por 20 bailarinos permanentes, selecionados por meio de audição pública, sob direção artística da maître de balé clássico Camilla Pupa. Tem por finalidade incentivar e possibilitar a criação de um corpo de baile amador permanente, que apresente periodicamente espetáculos de dança em Piracicaba e em outras cidades, propiciando a formação teórica e prática de bailarinos.