Últimas Notícias
Teatro
16º Fentepira segue até o dia 30 com exibições on-line
Entre as apresentações estão peças de comédia, aventura, drama, poesia, infantil e musical

Por Da redação

As Desventuras do Capitão Rabeca abriu ontem o Fentepira

Crédito: Gabriella Zanardi

As Desventuras do Capitão Rabeca abriu ontem o Fentepira

Teve início ontem (22) o 16º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Serão 12 espetáculos on-line e gratuitos pelo canal oficial do evento no Youtube, até o dia 30, terça-feira, com o objetivo de incentivar a produção teatral piracicabana e promover as artes cênicas.

O Fentepira é promovido pela Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural). A direção de produção é de Leonardo Moraes e curadoria de Thais Dias e Roberto Rosa. Já a empresa vencedora do pregão eletrônico 425/2021 foi a W Cultural, sob supervisão de Adriana Batista.

Entre as apresentações estão peças de comédia, aventura, drama, poesia, infantil e musical. As apresentações dos grupos de Piracicaba, que integram a mostra oficial foram gravadas especialmente para o festival no Teatro Municipal Erotides de Campos (Teatro do Engenho) e serão transmitidas pela internet, com conversas ao vivo após cada exibição.

Os bate-papos que acontecerão depois dos espetáculos terão como proposta levantar reflexões sobre a montagem, o fazer teatral, bem como os assuntos abordados nas apresentações.

Para assistir a programação deste ano, basta acessar o canal do Fentepira no Youtube. “Recomendamos que as pessoas se inscrevam no canal e ativem as notificações para receber as novidades e serem avisadas quando uma nova apresentação for começar.”, afirmou o diretor de produção, Leonardo Moraes.

O secretário de Ação Cultural, Adolpho Queiroz, destacou a superação dos artistas locais e da comissão organizadora em realizar um evento que oferece arte de maneira gratuita, acessível e democrática, mesmo com todas as adversidades.

Nesta terça (23) a apresentação é da Roma Produções Artísticas, com a peça Partir; na quarta (24) a exibição será da montagem Filho das Águas, da Tragatralha Cia. De Teatro. Quinta (25) é a vez de Quem Morreu?, do grupo Andaime Teatro; e sexta (26) será transmitido Ifigênia, do Teatro Trilha. No final de semana serão dois espetáculos por dia.

Sábado (27) contará com Agentes da Natureza, da Cia. Odisseia de Artes, e Revista-ME Brasilis, da Cia. D’Vergente; e domingo (28) será encenado Zuri e o Pé de Dendê, do Coletivo Peneiras; e Cantos da Água em Estado Sólido, do Coletivo Aguaceiro.

Segunda (29) terá a apresentação da peça Causos de Pescadô – Novos Causos, da Cia Espetaquêra de Artes; e na terça (30) acontece o encerramento com um espetáculo convidado: A Fé que Acostumou a Falhar, do Núcleo Arcênico de Criações, de São José do Rio Preto/SP. No mesmo dia acontece ainda um bate-papo de encerramento, com a participação da comissão do 16º Fentepira e de convidados.

Mais informações: [email protected] com o produtor Leonardo Moraes.