Últimas Notícias
Educação
Reta final para o Enem 2021
Participantes terão transporte público coletivo urbano e rural de forma gratuita nos dias de aplicação

Por Larissa Souza

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

Sara Santos Gonçalves, aluna do 3º ano da Escola Estadual Sud Mennucci, fará o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela segunda vez esse ano, com o objetivo de ingressar nas universidades Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFPR (Universidade Federal do Paraná) ou UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para cursar fonoaudiologia ou fisoterapia.

Em 2020, ela fez a prova como treineira, experiência importante para deixá-la mais segura esse ano.

No início, Sara estudava por horas sem descanso, atitude que interferia em seu aprendizado. Depois, ela inseriu pequenas pausas durante o dia de estudo. “Agora estou estudando corretamente”, conta.

As preocupações com a prova não abalam Sara, que disse acreditar que há 80% de chances de obter bons resultados na prova.

João Victor Vieira Ribeiro, do 3º ano, também fará o Enem pela segunda vez. Ele contou à Gazeta que está se preparando há um longo período de forma intensa. Além de fazer o ensino regular e um cursinho online, ele também levava os materiais de estudo para revisá-los nos intervalos da escola.

A expectativa de Ribeiro é ter um desempenho melhor do que no ano passado e aumentar o seu rendimento. “Agora eu tenho mais um ano de estudo”, contou.

Sara e João Victor estão entre os 470.809 alunos do estado de São Paulo inscritos no Enem 2021, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Desses, 450.213 estão inscritos no Enem impresso e 20.596 no digital. O Inep não forneceu à Gazeta dados específicos de Piracicaba.

A opção pelo modelo digital ou impresso foi escolhida pelo candidato. Ambas as provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Segundo o instituto, este ano será disponibilizado, pela primeira vez, tradutor-intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no formato digital. Também haverá a opção de utilizar provas com letras ampliadas ( tamanho 18) e superampliadas (tamanho 24).

A professora de Língua Portuguesa Roseli Rodrigues Ritter orienta que nessa reta final o ideal é focar em atividades que tragam conforto e manter uma rotina de sono. “Estudar pode trazer mais nervosismo. O candidato tem que pensar que estudou bastante, se dedicou, e tentar relaxar”, falou.

Transporte gratuito

Em Piracicaba, os participantes do Enem poderão utilizar o transporte público coletivo urbano e rural de forma gratuita nos dias de aplicação do exame, 21 e 28/11. Eles deverão apresentar cartão de confirmação de inscrição do Enem (2021) e documento oficial com foto (original). A gratuidade acontecerá das 10h30 às 13h e das 18h30 às 20h.