Últimas Notícias
Cultura
Locomotiva Festival continua neste domingo
Numa inédita versão digital, bandas tocam em diversos pontos da cidade

Por Erick Tedesco

Boogarins, um dos grandes nomes do indie nacional, teve show gravado na Usina Monte Alegre

Crédito: Lays Milanello

Boogarins, um dos grandes nomes do indie nacional, teve show gravado na Usina Monte Alegre

O Locomotiva Festival, um dos mais plurais e antenados eventos de música independente do estado de São Paulo, começou no sábado (13) e prossegue neste domingo (14) com mais shows gravados em diversos espaços culturais e turísticos de Piracicaba numa inédita versão digital, uma amostra de ideias e possibilidades do que virão em 2022 com a volta dos eventos presenciais.

A transmissão começa às 18h no canal de YouTube do festival: https://www.youtube.com/channel/UCcwQM72z35lBm-8dqjS293A.

"Durante as conversas resolvemos fazer algo diferente e maior, mostrando pontos icônicos aqui de Piracicaba de uma forma diferente", contam os idealizadores do Locomotiva, Luciano Benetton, Max Matta e Carlos Casagrande.

Os shows, desta forma, foram gravados em lugares emblemáticos da cidade do interior paulista. Uma delas nas ruínas da usina do Monte Alegre, outra no Teatro do Engenho (Erotídes de Campos) em um formato diferente como teatro aberto e as bandas em círculo no meio, imprimindo assim tanto o teatro como o complexo do Engenho Central .

"Gravamos também no estacionamento da cobertura do Shopping Piracicaba, imprimindo bem essa pegada urbana do festival e contrastando com imagens de drone da paisagem/rio", revelam. Tem, ainda, um show gravado na Atmos, clube de paraquedismo. "Ficou bem legal a ideia de ter uma banda tocando junto com aviões e uma paisagem interessante".

Em paralelo ao festival aconteceu o Locomotiva Social, que são ações sobre arte e educação em escolas públicas. Este ano, serão palestras ministradas pelo artista muralista Diógenes Moura, além de concertos didáticos conduzidos pelo violinista clássico Welton Nadai.

Locomotiva Festival 2021 é um oferecimento do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Programação deste domingo:

18h: Besouro Mulher

18h30: Maikão

19h10: Lys Ventura

20h45: Pluma

21h15: Boogarins

22h: DJ Crypton

23h30: Joe Sujeira

Meia noite: Zona9Meia

00h30: Bate papo no PodPira 

Todas as novidades e informações sempre atualizadas no instagram (@locomotivalfestival)