Últimas Notícias
Saúde
Semana do Diabetes
Lives e vídeos trazem temas relevantes com dicas e informações para controle e prevenção da doença

Por Da redação

Equipe organizadora do evento aposta no comprometimento para a prevenção e controle do diabetes

Crédito: Divulgação

Equipe organizadora do evento aposta no comprometimento para a prevenção e controle do diabetes

Com a proposta de enaltecer a prevenção e contribuir para reduzir a incidência do diabetes, o plano Santa Casa Saúde Piracicaba organizou ações para ampliar a mobilização em torno da Semana Mundial do Diabetes.

Para isso, de 16 a 19 de novembro, sempre a partir das 9h, profissionais multidisciplinares se revezarão em lives ao vivo pelo www.facebook/SantaCasaPiracicaba e vídeos gravados para as redes sociais, alertando sobre temas relevantes ao controle da doença.

Na abertura do evento,16, a enfermeira educadora em Diabetes do Santa Casa Saúde, Roberta Libardi, falará sobre como "O seu pé também é importante para a prevenção das complicações do Diabetes". Na quarta,17, live com a médica endocrinologista do Centro de Especialidades Médicas do Santa Casa Saúde, Larissa Savi, que falará se "É possível ter remissão do diabetes". Ao final, sorteio de uma cesta da Abbott com produtos Glucerna.

Na quinta, 18, "Dicas de como montar uma salada de pote", com a nutricionista Bianka Chiarotti; e na sexta, 19, live com o médico oftalmologista Anderson Quinelato, especialista em retina, que falará sobre o "Diabetes e suas complicações oculares".

Segundo a enfermeira Terezinha Queiroz de Carvalho, uma das organizadoras da Semana, dados da Sociedade Brasileira de Diabetes revelam que, atualmente, mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, o que representa 7% da população.

"O problema é que os números continuam crescendo e, em alguns casos, o diagnóstico demora, é tardio e a pessoa não sabe que está com a doença, favorecendo o aparecimento de complicações, como a cegueira, insuficiência renal, amputação de membros, infecções recorrentes e, principalmente, doenças cardiovasculares", alerta.

Ela conta que, para prevenir e controlar a doença, evitando suas complicações, o Santa Casa Saúde dispõe de vários serviços de promoção à saúde do paciente portador do Diabetes Mellitus. "Na operadora, os pacientes são assistidos por médicos especialistas e contam com apoio da equipe interdisciplinar do Saúde Inteligente e programas que contemplam orientação nutricional, atividade física monitorada com hidroginástica e alongamento mediante encaminhamento médico.

Além das consultas médicas, os beneficiários contam com enfermeira educadora em diabetes para abordagem de vários temas relacionados ao tratamento da doença, como monitoramento e controle de glicemia, insulinoterapia, mudança do estilo de vida, cuidados e prevenção com o pé diabético e importância do acompanhamento com médicos especialistas, entre outros diversos assuntos que compõem o universo do portador de diabetes.

Acolhidos pela equipe interdisciplinar, eles são informados e orientados a respeito do tratamento e da importância de um estilo de vida saudável, para que possam dispor de mais vitalidade reduzindo, assim, o risco de complicações relacionadas ao Diabetes.

"O processo assistencial direcionado a este paciente envolve acompanhamento médico ambulatorial e atuação de equipe interdisciplinar com médico, enfermeira educadora em Diabetes, nutricionista e educadoras físicas", revelou a enfermeira.

Ela lembra ainda que, durante a Semana, será instituído o uso de máscaras cirúrgicas na cor azul pelos funcionários e decoração na cor azul das dependências do Plano Santa Casa Saúde.