Últimas Notícias
Saúde
Santa Casa: Ambulatório de Cardiogenética
Lançamento será marcado com minicurso cardiogenética direcionado a médicos

Por Da redação

O médico nefrologista Alex Gonçalves e o cardiologista Raul Sartini coordenarão o Ambulatório de Cardiogenética

Crédito: Divulgação

O médico nefrologista Alex Gonçalves e o cardiologista Raul Sartini coordenarão o Ambulatório de Cardiogenética

Para marcar o lançamento de seu Ambulatório de Cardiogenética, que atenderá também pelo SUS-Sistema Único de Saúde, a Santa Casa de Piracicaba promove, no próximo dia 16, a partir das 19h, no salão nobre da Instituição, minicurso de cardiogenética direcionado a médicos de Piracicaba e região, sobretudo cardiologistas.

O Ambulatório estará vinculado à Unidade de Nefrologia, devido à experiência do Setor na realização de outros exames genéticos para diagnóstico de doenças raras, desde 2007.

O médico nefrologista Alex Gonçalves revela que "o evento marcará o início das atividades do Ambulatório que, em parceria com o Laboratório Invitae, oferecerá painéis genéticos para os pacientes elegíveis, disponibilizando o que há de mais moderno em sequenciamento genético no mundo de forma rápida e mediante coleta de amostras de sangue.

O médico cardiologista e ritmologista Raul Sartini, do EMCOR da Santa Casa, também estará à frente da coordenação do novo serviço ao lado de Alex Gonçalves. "Coordenaremos o Ambulatório para oferecer, pela primeira vez em Piracicaba e região, diagnósticos específicos a portadores de doenças cardíacas de provável origem genética, como a miocardiopatia hipertrófica e alguns tipos de arritmias cardíacas", disse Gonçalves.

Segundo ele, a precisão do exame garantirá diagnósticos mais precisos para tratamentos direcionados e o adequado acompanhamento e aconselhamento genético dos pacientes, que devem ser encaminhados para o Ambulatório pelo cardiologista.

Gonçalves revela que são pouquíssimos os centros médicos que oferecem o exame genético no Brasil, devido ao alto custo e à pequena disponibilidade de profissionais capacitados para a medicina genômica no Brasil. "O evento visa justamente capacitar residentes da Santa Casa de Piracicaba nas áreas de clínica médica, pediatria e cardiologia; bem como acadêmicos de Medicina da Faculdade Anhembi Morumbi, introduzindo o moderno conceito de medicina de precisão.