Últimas Notícias
Multivacinação
Apenas 12% do público-alvo passam pelos postos
Campanha foi prorrogada no município para até o fim de novembro

Por Romualdo Cruz Filho

Pais devem levar seus filhos até uma unidade de saúde para atualização da carteira de vacinação

Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pais devem levar seus filhos até uma unidade de saúde para atualização da carteira de vacinação

Cerca de 12% do público-alvo para a campanha de multivacinação compareceu até o momento nos postos de saúde para avaliação da carteirinha vacinal e receber as doses dos imunizantes disponíveis que ainda não tenha tomado. De acordo com os dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplap), referente a 2020, 17,47% da população da cidade tem idade abaixo de 15 anos, que corresponde a 71.675 pessoas na faixa etária que abrange a campanha.

Dados da Vigilância Epidemiológica apresentados na quarta-feira (10) indicam que 8.900 (12% do público-alvo) pessoas passaram pelas unidades de atenção básica e 5.726 precisaram receber alguma das doses disponíveis, o que representa mais de 64% dos atendidos.

Por faixa etária, foram atendidas 3.127 crianças menores de um ano, sendo que 2.511 precisaram de vacinação. Entre as crianças de 1 a 4 anos, 2.984 foram recepcionadas e 1.774 vacinadas. Já as maiores, com idade de 5 a 14 anos, o que envolve também adolescentes, compareceram 2.789 e foram vacinadas 1.441.

Isso não significa que todas estavam necessariamente em atraso com alguma vacina, mas sim, que muitas delas estavam dentro do prazo para receber certos imunizantes, como, por exemplo, os adolescentes, que foram vacinadas contra HPV, e as crianças com menos de um ano, que é uma fase para vacinas específicas.

A campanha foi prorrogada no município para até o fim de novembro e tem por objetivo a atualização da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Mais de dez imunizantes estão disponíveis em 69 unidades de saúde. De segunda a sexta-feira, pais ou responsáveis podem levar as crianças e adolescentes às UBSs e CRABs, das 8h às 15h (exceto CRAB Paulista), e às USFs, das 8h às 16h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Covid-19

De acordo com o Vacinômetro, do Estado de São Paulo, que mostra a quantidade de vacinas aplicadas contra a Covid-19 em cada município, Piracicaba já vacinou com a 2 dose ou dose única 76,48% da população geral e com a 1 dose a cobertura vacinal já chega a 82,48%.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) liberou ontem novas vagas para agendamento das 2 e 3 doses da vacina contra Covid-19 pelo site VacinaPira. Além do agendamento por meio do site, a pasta realiza novamente hoje vacinação contra Covid-19 com aplicação da 3 dose em profissionais da saúde e da 2 dose em pessoas que já estão em atraso para recebê-la.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), podem agendar a 2 dose no VacinaPira as pessoas que receberam a 1 dose da CoronaVac/Butantan até 29/10; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 21/09; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) até 26/10 e (adolescente de 12 a 17 anos) até 21/09.

Quanto a 3 dose (adicional), podem agendar pessoas com 60 anos ou mais que receberam a 2 dose ou dose única, há, pelo menos, seis meses; e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a 2 dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias.

A VE lembra que apenas devem agendar pessoas desses grupos que pertençam aos CRABs e UBSs. As pessoas que pertencem às USFs serão contatadas para receber a 3ª dose (dose adicional) na própria unidade.

1ª dose

A SMS lembra ainda que há vagas no VacinaPira para vacinar contra Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais.

Atrasados

As pessoas que estão em atraso para receber a 2ª dose poderão recebê-la hoje no CRAB Vila Rezende, das 8h às 15h. Essas pessoas não precisam agendar.

Documentos

Para receber a segunda e terceira doses as pessoas precisam apresentar documentação e comprovantes de doses anteriores.