Últimas Notícias
Mirante
Canal sem água para remendo
Infiltração coloca estrutura do Mirante em risco

Por Romualdo Cruz Filho

Prefeitura interrompeu o fluxo de água do canal que corta o Parque do Mirante para solucionar problema de infiltração

Crédito: Divulgação

Prefeitura interrompeu o fluxo de água do canal que corta o Parque do Mirante para solucionar problema de infiltração

Um dos cartões-postais da cidade, a cachoeira do Mirante, ficará sem água por algum tempo. Foram identificadas esta semana pelo menos três infiltrações no canal que alimenta a queda d'água, o que exigiu o fechamento da comporta por parte da Defesa Civil para impermeabilização. A previsão da Secretaria de Obras é que o serviço seja concluído até o início de dezembro.

As infiltrações, se não forem contidas, podem prejudicar a estrutura do Parque do Mirante e criar instabilidade no solo da região, com risco de desmoronamento. Inclusive, uma área da orla já foi interditada por causa disso. Na terça-feira (9), o fluxo de água foi fechado na comporta que fica no Rio Piracicaba, na altura do Shopping, pela Semob e Defesa Civil.

O local foi visitado pelo vereador Laercio Trevisan Jr. (PL), o Secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, o diretor da Defesa Civil, Odair Luiz de Mello, o Diretor do Engenho Central, Antonio Padovan, além de técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

"Trata-se um importante cartão-postal da cidade, que há anos ficou abandonado e que agora, na atual Administração, vem recebendo os devidos cuidados de limpeza e manutenção", disse o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). Segundo o vereador, serão realizadas no local podas de árvores, que darão mais segurança aos visitantes.

Segundo Ferreira, serão realizados os trabalhos de limpeza do canal e remoção do lodo, com uso de máquina e de caminhão de água com jato de alta pressão, visando melhorar o fluxo da água do canal e posteriormente, os trabalhos de impermeabilização.

"Tivemos que remover boa parte do lodo para encontrar os pontos de vazamento. Mas vamos retirar todo o lodo e galhos de árvores acumulados ao longo do canal, com maquinário próprio para este fim. Na segunda etapa realizaremos a impermeabilização dos locais identificados com vazamento", explicou Ferreira.