Últimas Notícias
Recursos hídricos
Mês de outubro registra chuva acima da média
Volume acumulado foi 16,1 milímetros acima da média

Por Larissa Souza

Chuvas significativas começaram a ocorrer no dia 3 de outubro

Crédito: Gazeta/Arquivo

Chuvas significativas começaram a ocorrer no dia 3 de outubro

O volume acumulado de chuvas do mês de outubro foi 16,1 milímetros acima da média esperada para o mês. O cálculo, de acordo com o doutor em engenharia de biossistemas, Felipe Pilau, é feito com base na média do volume de chuvas que ocorreram entre 1981 e 2010, que foi de 116 milímetros. As chuvas propiciaram o aumento da vazão do rio, que até as 18h40 de ontem era de 35,96 metros cúbicos de água por segundo.

De acordo com Pilau, em outubro, cinco dias de chuvas significativas (com mais de 10 milímetros) e outros dias de chuva moderada geraram o acúmulo de 132,1 milímetros.

As chuvas significativas começaram a ocorrer no dia 3 de outubro, quando foi registrado um volume de 10.7 milímetros. Depois, nos dias 16, 18, 24 e 27 choveu, respectivamente, 27,7 milímetros, 30, 33,3 e 18 milímetros.

Segundo o doutor em engenharia de biossistemas, o período chuvoso começou com atraso, já que, geralmente, ele se inicia em setembro. Este ano, junho, julho, agosto e até setembro foram marcados pela estiagem severa, com quase nenhuma chuva de grande volume.

Um estudo feito pelo Consórcio PCJ constatou que a vazão média do Piracicaba na primeira quinzena de agosto desse ano foi de 22,3 metros cúbicos por segundo, 7 m3/s a menos do que em 2020.

Na época, o volume do rio estava tão baixo que era possível caminhar por ele. Já ontem, as pedras, antes expostas, estavam cobertas pela água.

Expectativa para os próximos meses

Apesar de ter sido registrado um volume de chuva acima da média em outubro, a expectativa é de que o índice volte a ficar dentro do esperado nos próximos meses, segundo Pilau.

Ele explica que esse cenário é benéfico para a agricultura e até para os rios, mas insuficiente para os reservatórios. "O bom seria se a gente tivesse chuvas acima da média, mas o cenário não está mostrando isso", comentou.