Últimas Notícias
Homenagem
Dia do Servidor Público
Prefeitura e autarquias contam com 7.534 servidores públicos, segundo Centro de Comunicação Social

Por Larissa Souza

Dia é celebrado nesta quinta-feira, 28 de outubro

Crédito: Mateus Medeiros

Dia é celebrado nesta quinta-feira, 28 de outubro

Educação, saúde, esporte, turismo, política, são algumas das áreas que contam com a atuação dos servidores, que têm um grande papel na manutenção das atividades públicas. Esses profissionais são homenageados hoje, no Dia do Servidor Público, criado no período do governo de Getúlio Vargas, por meio do Conselho Federal do Serviço Público.

Segundo o Centro de Comunicação Social, a Prefeitura e autarquias contam com 7.534 servidores públicos. Já na Câmara de Vereadores, a equipe de funcionários, incluindo efetivos, comissionados, pensionistas e inativos, soma 190 pessoas.

De acordo com a administração municipal, o município terá um orçamento de R$ 2.079.664.000,00 em 2022, sendo que 45,34% serão utilizados para o pagamento de pessoal. Na Câmara, são gastos, por ano, R$ 26.489.648,60, o que representa 1,43% do orçamento do município. O valor é inferior ao limite estabelecido pela legislação, que permite que os órgãos legislativos municipais utilizem até 6% do orçamento para a folha de pagamentos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, José Valdir Sgrigneiro, a principal reivindicação da categoria no momento é o reajuste salarial. Ele lembra que o reajuste foi suspenso após a aprovação da lei complementar 173/2020, que permite a aplicação da medida em situações de calamidade pública. “Em 2022 tentaremos por todos os meios recuperar essas perdas porque nesses dois anos o funcionalismo público contribuiu com o serviço municipal”.

Outra reivindicação do sindicato é a da instituição de um PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) na cidade. Segundo ele, o PCCS é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Em relação aos avanços que beneficiaram a categoria, o presidente destaca os projetos de lei 153/2021 e 154/2021, de autoria do vereador Gilmar Rotta. Essas proposituras, que visam garantir os benefícios dos servidores das áreas da saúde e da educação, que precisaram ser afastados do trabalho depois de contrair a Covid-19, ainda não foram votadas em segunda discussão.

O sindicato, de acordo com Sgrigneiro, atende aos servidores por meio de uma ouvidoria, ambulatórios médicos, além de convênios.