Últimas Notícias
Rio Corumbataí
Prefeitura e DAEE discutem barragem
A barragem faz parte do programa Água é Vida, apresentado pelo governo de SP

Por Da redação

Reunião do DAEE com o prefeito de Piracicaba

Crédito: Divulgação

Reunião do DAEE com o prefeito de Piracicaba

O prefeito Luciano Almeida se reuniu, na tarde de ontem, quinta-feira, 14/10, com o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Eduardo Loducca, e com o chefe de Gabinete, Wanderley de Abreu Souza Jr., para abordar soluções para garantia do abastecimento futuro da região. Também participou do encontro o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Maurício Oliveira.

A reunião discutiu detalhes da construção da barragem do rio Corumbataí, em Ipeúna. Esta barragem faz parte do programa Água é Vida, apresentado em 07/10 pelo governador João Dória, que inclui também a barragem de Piraí, na cidade de Salto. Esse conjunto vai beneficiar mais de 1 milhão de habitantes da bacia do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

“Já vivemos grave estiagem neste ano, que deve ser ainda mais aguda no próximo ano. Por isso é essencial o planejamento de ações concretas para garantir o abastecimento de água à população da nossa região a longo prazo. Não podemos esquecer, claro, que também precisamos fazer nossa parte, agora, evitando o desperdício”, afirma o prefeito Luciano Almeida.

O reservatório do rio Corumbataí vai beneficiar diretamente os municípios de Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. O reservatório de Piraí vai beneficiar Cabreúva, Indaiatuba, Itu e Salto.

Francisco Eduardo Loducca destaca que “estes são dois reservatórios que vão contribuir para garantir a disponibilidade de recursos hídricos para todos esses municípios e garantir a continuidade do desenvolvimento socioeconômico dessa importante região do Estado de São Paulo”.