Últimas Notícias
Saúde
Dose de reforço agora só com agendamento
Mudança é, atualmente, para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas

Por Romualdo Cruz Filho

 Haverá aplicação da 3ª dose nas unidades de UBSs e Crabs

Crédito: Mateus Medeiros

Haverá aplicação da 3ª dose nas unidades de UBSs e Crabs

A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que a aplicação da 3ª dose (dose adicional) da vacina contra Covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas deverá ser agendada por meio do site VacinaPira a partir da semana que vem. Esta é a terceira mudança ocorrida somente neste mês, o que tem confundido muito a população.

Segundo a pasta, a ação é necessária para que não ocorra sobra de doses do imunizante e também visa diminuir o tempo de espera nas unidades de saúde. A abertura de agenda no VacinaPira será divulgada com antecedência pelo site e redes sociais da Prefeitura.

De acordo com o Departamento da Atenção Básica, até sexta-feira, 15, haverá aplicação da 3ª dose nas unidades de UBSs e Crabs apenas para as pessoas que já fizeram o agendamento no local. As unidades entrarão em contato com os pacientes que tiveram o agendamento da 3ª dose para depois do dia 15/10 orientando que deverão reagendar pelo site VacinaPira. Para os pacientes que ainda não fizeram o agendamento da 3ª dose na unidade, a orientação é que aguardem a liberação do sistema para que façam o agendamento de forma online.

Já podem receber a 3ª dose pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos 28 dias.

As pessoas que pertencem às Unidades de Saúde da Família (USFs) não deverão fazer o agendamento pelo site VacinaPira, uma vez que as USFs continuarão a convocar os pacientes pertencentes aos seus territórios para aplicação da 3ª dose na unidade.

A aplicação da dose adicional em profissionais da saúde que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses continua nesta semana. Esse público deve procurar o Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, das 14h30 às 16h, hoje e amanhã, e não precisa fazer agendamento.

Mais reclamação

A Gazeta vem recebendo reclamações sobre a desinformação relacionada à aplicação da terceira dose nas UBSs. As mudanças da Secretaria da Saúde prejudicam os idosos.

Ontem foi a vez de Sônia Cassano, 73, moradora do bairro Paulista. Ela esteve após o almoço na UBS - Centro, pensando que iria agendar sua dose de reforço contra a Covid-19, mas nenhum profissional da unidade tinha a informação correta sobre o serviço e de como ela deveria proceder. Sendo assim, a senhora acabou voltando para casa sem ser devidamente atendida e inconformada.

"É um absurdo, uma desumanidade para com os idosos. Isso não aconteceu apenas comigo. Outra senhora ao meu lado esteve no posto de manhã e estava de volta à tarde, orientada para voltar e agendar sua dose, pensando que o problema de desinformação havia sido sanado. Mas nada. Ficamos sem orientação alguma e teremos que voltar outro dia para ver se alguém terá a informação correta para nos dar", afirmou.