Últimas Notícias
Feriado
Onde ir com as crianças
Piracicaba oferece várias opções de lazer gratuitas para que as crianças e suas famílias

Por Da redação

Parque da Rua do Porto, na avenida Alidor Pecorari: funciona das 6h às 18h

Crédito: Divulgação

Parque da Rua do Porto, na avenida Alidor Pecorari: funciona das 6h às 18h

O Dia das Crianças promete ser diferente neste ano com a flexibilização anunciada pelo Plano São Paulo do Governo Estadual e reabertura de espaços públicos que, em 2020, estavam fechados por conta da pandemia da Covid-19.

Piracicaba oferece várias opções de lazer gratuitas para que as crianças e suas famílias possam se reunir para brincar e realizar comemorações especiais no feriado.

Entre as alternativas estão o Zoológico Municipal, Paraíso das Crianças, Aquário Municipal, Museu da Água, além dos parques públicos - Estação da Paulista, Parque da Rua do Porto, Parque do Piracicamirim e Engenho Central.

Uma das atrações mais tradicionais de Piracicaba, o Zoológico Municipal, criado em 1971, não é apenas um lugar de exposição dos bichos e lazer, mas nasceu com objetivo de conservação de espécies, pesquisa científica e educação ambiental, sensibilizando as pessoas sobre a importância de conservar a natureza. Entre os animais que podem ser vistos no Zoo estão o lobo-guará, onças, araras, macacos e serpentes, entre outras espécies.

Já no Paraíso da Criança, que funciona ao lado do Zoo, há uma grande área arborizada, com muitos brinquedos, além de lanchonetes e áreas para piqueniques.

O Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, localizado no Parque do Mirante, foi inaugurado em setembro de 2012. Possui três aquários com várias espécies de peixes.

O Museu da Água Francisco Salgot Castillon, inaugurado por Dom Pedro II, em 2 de novembro de 1886, foi a primeira estação de captação e bombeamento de água de Piracicaba. No local, um espaço de cerca de 12 mil m², às margens do rio Piracicaba, ao lado do salto do rio Piracicaba, estão preservados vários equipamentos que faziam o bombeamento da água. Também é possível caminhar por túneis no subsolo, que mostram a estrutura.

Encravado em um parque com mais de 85 mil m², o Engenho Central é um dos mais belos cenários arquitetônicos do Estado de São Paulo. Sua preservação, em todas as instâncias, traduz respeito incondicional às gerações passadas e mantém viva boa parte da história do açúcar e do álcool em São Paulo e no Brasil. O Engenho Central é também um importante complexo artístico-cultural, que recebe importantes eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Virada Cultural Paulista, Paixão de Cristo além de abrigar o Teatro Municipal Erotídes de Campos.

As famílias que quiserem unir brincadeiras e atividades físicas têm à disposição o Parque da Rua do Porto, que conta com pedalinhos, playground e pista de caminhada, a Estação da Paulista, antiga estação ferroviária preservada, com bosque e pista de caminhada, e o Parque Piracicamirim.

Serviço - Horários de funcionamento

Zoológico e Paraíso da Criança - av. Marechal Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera: das 9h às 16h;

Aquário Municipal – Parque do Engenho Central, e Museu da Água, avenida Beira Rio, 448, Centro: das 9h às 17h;

Estação da Paulista, av. Dr. Paulo de Moraes, 1.580, Paulista: das 6h às 20h;

Parque da Rua do Porto, avenida Alidor Pecorari: das 6h às 18h;

Parque do Engenho Central: das 6h às 18h,

Parque Piracicamirim: das 6h às 20h.