Últimas Notícias
Esalq 120 anos
Público e privado
Eventos aproximam a Academia dos setores produtivo e publico e da sociedade

Por Da redação

Tradicional Semana Luiz de Queiroz chega à 64ª edição, entre 4 e 9 deste mês

Crédito: Mateus Medeiros

Tradicional Semana Luiz de Queiroz chega à 64ª edição, entre 4 e 9 deste mês

Com o advento da Esalqshow, feira que fomenta a inovação e o empreendedorismo na Agricultura, anualmente é reunida uma série de ações para aproximar a Academia do setor produtivo, do setor público e da sociedade em geral. A edição de 2022, que será realizada em outubro, e terá como tema principal a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, cultura de suma importância para São Paulo e o Brasil. Só este ano já foram realizados sete encontros preparatórios virtuais:

. Inovações para o manejo de pragas e doenças da cultura de cana-de-açúcar e eficiência de produção;

. Oportunidades de otimização na logística de cana-de-açúcar;

. A Industria Sucroenergética: estado atual da arte, desafios e importância das novas tecnologias;

. Tecnologia da Informação no setor Sucroenergético Brasileiro;

. Tendências na cadeia da cana-de-açúcar sob a ótica socioeconômica;

. Balanço de carbono no setor Sucroenergético; e

. Políticas públicas no setor Sucroenergético.

Cátedra Luiz de Queiroz

Além dessas ações, para que trouxesse junto ao ambiente da Academia uma visão de demandas da sociedade, a Esalq/USP anunciou em 10 de outubro de 2017 a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz, iniciativa que contou com o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para sua consolidação na Instituição, com a finalidade de promover reflexões e atividades interdisciplinares, em escala regional e global.

Temos contato desde então com titulares notáveis e de consolidado saber sobre sistemas agropecuários integrados que debatem uma visão de demandas além de nosso cotidiano, apresentado ao final de cada ciclo relatórios para melhorias estratégicas e interações da universidade com políticas globais e de vanguarda para o aprimoramento de nossa instituição.

. Primeiro Titular, Ciclo 2017/2018: Roberto Rodrigues

. Segundo Titular, Ciclo 2019/2020: Marcos Sawaya Jank

. Terceiro Titular, Ciclo 2020/2022: Alysson Paolinelli

Semana Luiz de Queiroz

De 4 a 9 de outubro, a Esalq/UPS e a Adealq (Associação dos Ex-alunos da Esalq) realizam 64ª Semana Luiz de Queiroz. O evento acontece anualmente na semana do dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo. Um dos destaques da Semana será a instalação de uma estátua em tamanho natural em homenagem a Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, esposa do patrono da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz.

Tradicionalmente, além de contar com as presenças de representações políticas das esferas federal, estadual e municipal, o evento engloba homenagens e atividades comemorativas, científicas e culturais. Em virtude do atual momento de pandemia, a programação ocorre de maneira virtual.

No dia 4 de outubro, às 10h, será realizada a solenidade de abertura da Semana Luiz de Queiroz, em formato online, no canal @esalqmidias no YouTube. Essa solenidade trará pronunciamentos dos dirigentes da USP e representações acadêmicas e políticas. Neste ato ainda ocorrerão as inaugurações do Museu de Logística “Luiz de Queiroz” e do Espaço Cultural "Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz", além de homenagem ao egresso da turma de 1936 da Esalq, engenheiro agrônomo Fernando Cardoso Penteado, falecido em 7 de setembro de 2021.

Para o dia 5, está programado o 7º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow. O tema do encontro é Políticas Públicas no Setor Sucroenergético. O evento será transmitido ao vivo, às 14h, no perfil @esalqmidias no YouTube. A atividade é coordenada pelo professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq.

No dia 6, a Esalq fará a celebração dos 15 anos do Programa de Dupla Diplomação com instituições estrangeiras em Engenharia Agronômica e dos 10 anos em Ciências dos Alimentos.

Sessão Solene

No dia 8, acontece a Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Piracicaba em comemoração aos 120 anos da Esalq e, no sábado, dia 9 de outubro, será o encerramento da Semana Luiz de Queiroz e congraçamento das turmas pela Associação dos Ex-alunos da Esalq. (Romualdo Cruz Filho, com Caio Albuquerque/Esalq)