Últimas Notícias
Assupira
Live: direito das pessoas com deficiência
Evento, às 16h deste sábado, terá mediação de Letícia Peres Farias Françoso, presidente do CEAPCD

Por Erick Tedesco

É mais uma ação das entidades no Setembro Azul

Crédito: Divulgação

É mais uma ação das entidades no Setembro Azul

Neste sábado, às 16h, a Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), Grupo Libras Piracicaba e Região, Apaspi (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba) e o projeto Pernas Caipiras realizam live com o tema “Em prol do direito de todas as pessoas com deficiência”.

É mais uma ação das entidades no Setembro Azul, mês dedicado à visibilidade da comunidade surda, em parceria com a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba.

Com mediação de Letícia Peres Farias Françoso, presidente do CEAPCD (Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência) São Paulo e conselheira do Comdef, durante a live serão abordados diversos temas pertinentes aos direitos das pessoas com deficiência, com objetivo de orientar e sanar eventuais dúvidas. O evento contará com a apresentação de Thiago Pereira da Silva, presidente da Assupira, e Astrid Stella Pereira da Silva, membro da equipe de eventos socioculturais da Assupira.

“Muitas pessoas com deficiência sabem que possuem direitos, porém não conhecem a fundo a ponto de saber se preenchem os eventuais requisitos. Nessa live, pensamos exatamente em trazer um conteúdo didático para que quem se interessar possa colocar em prática seus direitos”, afirma o presidente da Assupira.

O tema aposentadoria e BPC (Benefício de Prestação Continuada) será abordado pela advogada Silvia H. Machuca Funes, presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Constitucional da OAB de Piracicaba. A isenção no transporte coletivo será o tema desenvolvido pela advogada Rosana Aparecida Fessel de Araújo, membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB de Piracicaba.

Os direitos do consumidor, por sua vez, serão abordados pelo advogado Dionisio Moreno Ferres, membro consultor da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB de Piracicaba. A advogada Erica Queiroz Carneiro da Cruz, presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB de Piracicaba vai expor ainda sobre os trabalhos da comissão. A live terá interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Língua Portuguesa de Thiago Laubstein e Maurício Gut e será transmitida pelo canal da Assupira no YouTube (Link: bit.ly/CanalAssuPira) e tem apoio do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) e da Câmara de Municipal de Piracicaba.

Contribuição

Os participantes que assistirão à live poderão contribuir por meio de transferência via Pix, durante o evento, para custear a programação do Setembro Azul.