Últimas Notícias
Saltinho
Estado crítico
Uma das represas usadas para o abastecimento de água de Saltinho está com pouca água

Por Larissa Souza

Sabesp está transportando água de outras cidades da região para Saltinho

Crédito: Mateus Medeiros

Sabesp está transportando água de outras cidades da região para Saltinho

A represa Carmelindo Lopes, uma das principais fontes de captação de água de Saltinho, está com nível extremamente baixo de água, o que deixou parte das pedras da nascente à mostra. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a seca da represa foi provocada pela falta de chuva, que também prejudicou outra nascente da cidade.

Para manter o fornecimento de água do município, a Sabesp está transportando água de outras cidades da região para Saltinho, além de utilizar outros cinco poços para o abastecimento do reservatório da cidade. Até o momento, ainda não foi necessário realizar racionamento.

Em nota, a Prefeitura de Saltinho lembrou que, atualmente, a cidade possui mais poços ativos devido a um planejamento executado pela Sabesp em 2018, que promoveu a perfuração de novos poços e captação de água proveniente de cavas de mineração.

A companhia, em parceria com a Prefeitura de Saltinho, também tem promovido ações de marketing, com carros de som, mensagens via WhatasApp, folhetos, entre outros, para incentivar a população a economizar água.

A autarquia reitera que algumas atitudes são importantes para evitar o desperdício, como o uso de vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras; evitar a utilização de água corrente para descongelar alimentos; ficar atento a possíveis vazamentos, entre outras recomendações.

Novo sistema de captação

Além disso, a Sabesp informa que tem trabalhado para implantar um sistema de captação no córrego Pinerinho desde que obteve autorização para a utilização do córrego, em agosto deste ano. “A Companhia também está prospectando mais um poço profundo, buscando garantir a segurança hídrica do município”, afirma a Sabesp.