Últimas Notícias
68ª edição
Semana cultural em São Pedro
No dia 15 acontece a abertura, com o show "Poetizando outras artes"

Por Da redação

O evento acontecerá no Museu Gustavo Teixeira

Crédito: Paula Caldas

O evento acontecerá no Museu Gustavo Teixeira

A 68ª Semana Cultural "Gustavo Teixeira" será realizada em São Pedro de 15 e 24 de setembro, contemplando várias expressões artísticas e culturais, integrando-se também com a programação da 15ª Primavera dos Museus, evento que reúne museus de todo o Brasil, e que tem como tema, este ano, "Museus: Perdas e Recomeços".

No dia 15 acontece a abertura, com o show "Poetizando outras artes", com música, dança, poesia e artes visuais se unindo no palco, representadas por artistas de São Pedro. Atores da Salve! Cia de Teatro surpreenderão o público com intervenções e interações, que se repetem por toda a programação, enquanto Nat Gregolin canta músicas brasileiras entrelaçadas com poesias, bailarinas da Academia Apolo trazem a arte do balé e o artista plástico Sérgio Esteves faz ilustrações ao vivo.

O evento acontecerá no Museu Gustavo Teixeira e terá, também, transmissão online no canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro, a partir das 20h. Os ingressos são limitados, devido à pandemia, e devem ser retirados antecipadamente no Museu.

Na quinta-feira, dia 16, a programação fica por conta do Show Violões Artes Trio, exclusivamente online, no canal do Facebook da coordenadoria de Cultura e do grupo, a partir das 19h. O trio é composto de violonistas da cidade de Rio Claro.

A exposição "Gente de Papel" será aberta oficialmente no dia 17, às 19h, no Museu, com a presença da artista plástica Madalena Marques, e o cantor Gustavo Marmo receberá os convidados com mais música brasileira.

O Sarau Cultural, programado para dia 18, às 16h e terá como principal atração uma tarde de autógrafos do livro "Carassol, Catavento, Cataversos...", com poemas de Gustavo Teixeira selecionados e comentados por Edna Bissoli e ilustrado por Sérgio Esteves. Os artistas estarão presentes, e a artista Mônica Estela fará a intervenção artística "Solta-palavras", portando um guarda-chuva cênico, que traz várias histórias penduradas, oferecendo poesias de poetas mulheres e brasileiras de diferentes épocas. O músico e artista André Castanho se apresenta ao violão, embalando as manifestações artísticas, que contarão também com outros autores de São Pedro.

Os dias 20, 21 e 22 são dedicados ao Concurso de Poesias, sempre às 19h. No dia 20 acontece a final do Concurso de Poesias Inéditas, dia 21 apresentam-se os finalistas do Concurso de Declamação de Poesias Gustavianas e no dia 22 será realizada a premiação dos dois concursos, com uma apresentação dos artistas Bete Bissoli e Gabriel Polegate, em um teaser do show preparado por Bete, musicando poemas de Gustavo Teixeira e que será oficialmente lançado nas plataformas digitais da coordenadoria de Cultura neste mesmo dia.

O livro "A História de Nossa Cidade", escrito pelas professoras Maria Aparecida Fracasse de Barros e Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza (in memoriam), com organização de Sandra Golinelli terá uma noite de autógrafos no dia 23 às 19h30, com a presença dos músicos do trio InBar.

Encerrando as programações da Semana Gustavo Teixeira e da Primavera de Museus, Luana Bertochi comanda uma roda de conversa sobre os contos do livro "Mulheres que correm com os lobos", no Museu Gustavo Teixeira, às 19h30. As inscrições para esta atividade devem ser feitas online e as vagas são limitadas.