Últimas Notícias
Imunização
Covid-12: vacina a partir de 12 anos
Também foram reabertas as agendas para gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e de pessoas com 18 anos ou mais

Por Da redação

Agendamento deve ser feito pelo site VacinaPira

Crédito: Mateus Medeiros

Agendamento deve ser feito pelo site VacinaPira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu ontem (9), às 16h, agenda para vacinar contra Covid-19, com a primeira dose, adolescentes de 12 a 17 anos. Vale ressaltar que serão vacinadas neste grupo apenas as pessoas que pertencem a ele. O agendamento deve ser feito pelo site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

Também no mesmo horário foram reabertas as agendas para os grupos de gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e de pessoas com 18 anos ou mais, lembrando que no momento as vagas para esse grupo (18 anos ou mais) estão reduzidas e a Prefeitura aguarda o envio de novas doses pelo Estado.

De acordo com o informe técnico do Governo do Estado, para tomar a vacina, recomenda-se que os adolescentes estejam acompanhados de adulto responsável ou apresentem o termo de assentimento. O documento está disponível no VacinaPira. Além disso, o adolescente deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência (não necessariamente em seu nome).

A SMS lembra que a vacinação contra Covid-19 para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos no Estado de São Paulo é feita com o imunizante Pfizer, que é aplicado em duas doses, sendo 12 semanas o intervalo entre as doses.

Estoque

De acordo com o estoque de doses recebidas do Ministério da Saúde e a logística para aplicação dessas doses no município, as vagas disponibilizadas ontem serão para as pessoas serem vacinadas com a 1ª dose nesta sexta-feira (10), sábado (11), segunda-feira (13), terça-feira (14), quarta-feira (15), e quinta-feira (16).

O agendamento é feito automaticamente pelo sistema. Desta forma não é possível escolher o dia. Com as vagas disponibilizadas ontem preenchidas, a previsão de reabertura da agenda será divulgada no site e redes sociais da Prefeitura.

Para agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site VacinaJá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. Link Vacinajá: https://vacinaja.sp.gov.br/.

O VacinaJá é um cadastro e é necessário fazer o agendamento da vacinação no VacinaPira, do município.

Segunda dose

Também estão disponíveis vagas para agendar a 2ª dose da vacina contra Covid-19 para quem recebeu a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan até 21/8, da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até o dia 19/6 e da Pfizer até 24/6. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose da CoronaVac/Butantan é de até 28 dias e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e Pfizer é de 12 semanas. Sendo assim, a SMS orienta que a população fique atenta à data marcada no comprovante de vacinação para aplicação da 2ª dose e acesse o site VacinaPira para fazer o agendamento.

21 mil doses aguardadas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o repasse de cerca de 21 mil doses de vacina contra Covid-19 para aplicação da 1ª dose no grupo de pessoas com 18 anos ou mais.

De acordo com a SMS, o Estado solicitou que o município realizasse um levantamento das doses necessárias para aplicação da 1ª dose em todas as pessoas com 18 anos ou mais. A Vigilância Epidemiológica preencheu o formulário eletrônico disponibilizado pelo Estado em 23/8/21 e aguarda retorno com a previsão de entrega das doses.

Mais um óbito por Covid-19

A Secretaria da Saúde registrou ontem mais 1 óbito por Covid-19, de 1 homem de 56 anos. Foram confirmados 53 novos casos da doença, 22 homens de 2 a 82 anos e 31 mulheres de 1 a 72 anos. A taxa de ocupação de leitos de UTI SUS atingiu 29% e de enfermaria SUS 22%. A ocupação de UTI privado chegou a 30% e de enfermaria privado 20%. Desde o início da pandemia, Piracicaba totaliza 67.279 casos confirmados da doença, 1.207 casos suspeitos, 104.673 casos descartados, 65.056 casos recuperados, 866 pessoas em tratamento e 1.357 óbitos.