Últimas Notícias
Pedal do Bem
Grupo de ciclistas realiza evento solidário no dia 12
Programação prevê 25 km de percurso e o plano é passar em pelo menos dois bairros da cidade

Por José Ricardo Ferreira

Grupo de ciclistas de Piracicaba: no dia 12 a previsão é pedalar 25 quilômetros pela cidade

Crédito: Divulgação

Grupo de ciclistas de Piracicaba: no dia 12 a previsão é pedalar 25 quilômetros pela cidade

Um grupo de ciclistas de Piracicaba vai realizar no próximo domingo (12) o Pedal do Bem. O ponto de partida será em frente ao Bike Hotel, na avenida Limeira, 950. A concentração está marcada para as 7h e a saída às 7h30, segundo os organizadores.

A programação prevê 25 km de percurso e o plano é passar em pelo menos dois bairros da cidade. A expectativa é reunir 150 participantes para arrecadar fraldas geriátricas que serão doadas para entidades que cuidam de idosos na cidade.

A ideia dessa ação solidária sobre duas rodas partiu da consultora de vedação industrial e ciclista Silvia Nascimento e do educador físico Fabio Henrique Vale. “Buscamos atividade física, diversão e solidariedade”, disse ela.

O grupo foi criado foi criado em plena pandemia do novo coronavírus. De acordo com Silvia, ainda muitas pessoas acabaram sofrendo psicologicamente e financeiramente com esse cenário pandêmico.

“Há uma grande necessidade em poder ajudar o mínimo algumas famílias que mais necessitam. Muitas pessoas acabaram usando a bicicleta como esporte já que as academias estavam fechadas, impossibilitando a prática de atividades físicas regulares”, disse Silvia.

O educador físico Fabio é amigo e personal de Silvia. Ele compartilhou a ideia do projeto para ajudar as pessoas a continuarem com atividades esportivas. Então ambos buscaram apoios.

“Tivemos a ideia de criar esse projeto esportivo. Dai surgiu a ideia do Pedal do Bem. Criar uma união dos grupos de pedal, e poder juntar atividade física e solidariedade”, reforçou Silvia.

A ideia foi cada ciclista poder fazer um tipo diferente de arrecadação, e assim ajudar famílias carentes com necessidades diferentes, segundo a ciclista. Tanto é a quinta ação social “dos pedais”.

“Cada evento que fazemos vemos cada vez mais a união das pessoas em ajudar e a alegria em saber que estamos fazendo o mínimo para cada pessoa. Esperamos que cada vez mais esse projeto possa crescer, ajudando mais e mais. Sempre usamos a frase: união, atividade física e solidariedade”, declarou Silvia.

Projeto municipal

A Prefeitura de Piracicaba planeja melhorar os cerca de 6km de ciclofaixas e ciclovias na cidade e pretende abrir novas vias, segundo informou ainda em abril a Semutrran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte). Em Piracicaba é cada vez maior o número de ciclistas que andam em pequenos ou grandes grupos, principalmente à noite e nos finais de semana.

A utilização das bikes para lazer e ir e voltar ao trabalho ou escola, além de prática esportiva, é uma onda global.

Em São Paulo, por exemplo, existe o Bike Tour SP, projeto que promove passeios culturais gratuitos de bicicleta na capital e que já levou mais de 70 mil pessoas para conhecer os principais atrativos culturais e históricos da metrópole. Mais informações no site www.biketoursp.com.br.