Últimas Notícias
Doação de sangue
Hemonúcleo tem horário estendido nesta quinta
Na primeira ação de campanha, centro receberá doações até as 17h

Por Larissa Souza

Nível do estoque de sangue do Hemonúcleo ainda não atende às necessidades da unidade

Crédito: SILVIA AUDI

Nível do estoque de sangue do Hemonúcleo ainda não atende às necessidades da unidade

O Hemonúcleo de Piracicaba, que fica dentro do complexo da Santa Casa, estenderá o horário de doações desta quinta-feira (2) até as 17h. A iniciativa é a primeira da campanha "Sob Pressão", que será realizada pelos hemocentros da região durante este mês, para incentivar a doação de sangue. A unidade permanecerá com horário estendido somente na quinta-feira.

Com a mudança, o Hemonúcleo espera receber até 50 doadores a mais do que em um dia movimentado, quando chega a ter 80 doações.

De acordo com a assistente social Luciana Sacheto Bueno, o nível do estoque de sangue do Hemonúcleo aumentou em agosto - comparado com julho- mas ainda não atende às necessidades da unidade. "Para atingir a média (semanal) a gente precisaria de 60 bolsas, e só estamos conseguindo 20", explicou Luciana.

Essas doações são encaminhadas para 10 hospitais da região de Piracicaba. O sangue é utilizado em casos de acidente, tratamento oncológico, doenças de sangue, cirurgias, entre outros.

Como ser um doador

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que, menores de 18, podem realizar a coleta somente com a autorização de um responsável. É preciso também pesar, no mínimo, 50 quilos.

No dia da coleta de sangue, o doador deve evitar comidas gordurosas e almoçar três horas antes do horário agendado para a doação.

Ele também não deve consumir bebida alcóolica até 12 horas antes da doação, e só pode fumar até duas horas antes e duas depois da coleta.

Quem já foi imunizado com a primeira ou segunda dose de algum tipo de vacina contra a Covid-19 deve aguardar, durante um período definido para cada vacina, antes de doar sangue. Para a CoronaVac, a SinoVac e a Butantan, o tempo de espera é de 48 horas; para as vacinas Astrazeneca/Oxford/Fiocruz/Pfizer e Janssen são de sete dias.

O agendamento da doação pode ser feito pelo site: http://agendamento.hemocentro.unicamp.br/.

Quem não pode doar

  • Pessoas com gripe, resfriado ou infecção com febre;
  • Portadores de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de Chagas;
  • Alcoolista crônico;
  • Quem foi exposto a uma situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • Com história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas;
  • Quem contraiu a hepatite, após os 11 anos;
  • Pessoas que realizaram endoscopia há menos de seis meses;
  • Mulheres grávidas - com até três meses de gestação, após o parto, ou se estiver amamentando.