Últimas Notícias
Dia do Nutricionista
Unimed alerta para dieta rica em alimentos funcionais
Prato colorido e nutrientes de qualidade são mandamentos de uma alimentação saudável

Por Da redação

Beatriz Cabrini e Marcela Nazatto, nutricionistas da Unimed Piracicaba

Crédito: Filipe Paes/Studio47

Beatriz Cabrini e Marcela Nazatto, nutricionistas da Unimed Piracicaba

Na data em que se celebra o Dia do Nutricionista (31/8), a equipe de profissionais da Unimed Piracicaba alerta para o poder dos alimentos funcionais no cuidado com a saúde e na prevenção de doenças.

“O que se come reflete, diretamente, na imunidade. O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais, vitaminas e aminoácidos. Uma dieta incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa do corpo se tornam menos eficientes”, disse Beatriz Cabrini, nutricionista da Unimed Medicina Preventiva.

Para entender melhor, a especialista da área de nutrição da Cooperativa explica que alimentos ou ingredientes funcionais são aqueles que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. A literatura mostra como esses alimentos podem reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.

Mas ela adverte que é preciso ter consciência de que esses alimentos não funcionam como medicamentos. “Para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo no cardápio hortaliças, legumes, frutas e cereais integrais. Afinal, grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Vale lembrar que devemos sempre respeitar a individualidade bioquímica do paciente para seguir um plano alimentar adequado”.

Outra dica importante da nutricionista hospitalar Marcela Nazatto para quem quer se beneficiar dos alimentos funcionais é substituir parte do consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados ou peixes ricos em ômega 3.

“Já no caso dos alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento e saber se o produto teve sua eficácia avaliada em pesquisas sérias. Para que eles produzam resultados eficazes, é importante seguir as instruções dos rótulos, utilizando-os da forma recomendada pelo fabricante”, explicou Marcela, responsável pelas dietas do Hospital Unimed Piracicaba.

De acordo com ela, é preciso também ter em mente um detalhe fundamental para o funcionamento eficaz dos alimentos funcionais: eles só funcionam quando combinados com uma dieta equilibrada e balanceada.

“Não adianta utilizar um alimento para controlar o colesterol, por exemplo, se ele não for combinado com uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. E mais: ter o acompanhamento de um nutricionista é fundamental”, finalizou.