Últimas Notícias
Vigília até domingo
Ato contra a transferência da Pinacoteca
Mudança tem causado manifestações desde o anúncio da intenção da prefeitura

Por Da redação

Pinacoteca Municipal

Crédito: Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba

Pinacoteca Municipal "Miguel Dutra" será transferida para o Engenho Central

Contra a transferência da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” para o Engenho Central, será realizado o “Abraço da Pinacoteca”, a partir das 10h deste sábado (28).

De acordo com o informativo, o ato terá vigília, com duração até domingo, como forma de evitar a transferência, que pode acontecer esse final de semana. “Não podemos correr riscos de essa mudança ocorrer, em quaisquer circunstâncias”, afirma o texto.

A mudança tem causado manifestações desde o anúncio da intenção da prefeitura. Em maio, os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Rai de Almeida (PT) entregaram ao secretário Adolpho Queiroz um manifesto assinado por 90 artistas da cidade contra a transferência da pinacoteca.

Essa semana, o requerimento 800/2021, que cobrava explicações sobre o projeto que inclui a transferência da pinacoteca e também da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, foi rejeitada pelo Plenário, por oito votos contrários.

A propositura, de autoria dos vereadores Pedro Kawai, Rai de Almeida e Silvia Morales (PV), observa que a pinacoteca possui um acervo de 900 obras e a biblioteca, por sua vez, um acervo de mais de 130 mil volumes.

O requerimento questiona, entre outras coisas, se a transferência da pinacoteca para o Engenho Central é viável e legal, como dizem os órgãos Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O documento também pergunta quando a Prefeitura apresentará os projetos que se referem à destinação da biblioteca e da pinacoteca para a Câmara de Vereadores, atendendo ao que foi descrito no PPA (Plano Plurianual) do município.