Últimas Notícias
Capacitação profissional
Cidade recebe projeto-piloto inclusivo em tecnologia
São duas frentes de atuação: para jovens negros e da rede pública de ensino do Estado de São Paulo

Por Da redação

O projeto-piloto acontece em parceria com a Fundação Iochpe

Crédito: Divulgação

O projeto-piloto acontece em parceria com a Fundação Iochpe

O Grupo +Unidos anuncia a criação do Projeto Vertentes, programa de capacitação profissional em tecnologia para jovens negros e da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, com duas frentes de atuação.

O projeto-piloto acontece em parceria com a Fundação Iochpe e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba. Nesta frente, 400 jovens serão selecionados para o curso gratuito, que conta com 400 horas de formação divididos em aprendizagem em rede e projeto de vida e trabalho, além de formação de competências para a vida e trabalho. Além da oportunidade de ensino, os alunos receberão um vale-alimentação de R$100,00 por mês entre setembro e dezembro.

As inscrições terminam dia 2 de setembro e o regulamento pode ser acessado aqui: https://maisunidos.org/vertentes.

“Sabemos do desafio na inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho - durante a pandemia, por exemplo, das 8 milhões de vagas perdidas entre o primeiro e segundo trimestre de 2020, 6,3 milhões eram ocupadas por pessoas negras. Nós acreditamos que devemos atacar este problema com ações propositivas justamente na fase em que os jovens estão iniciando as suas carreiras,” comenta Daniel Grynberg, Diretor Executivo do Grupo +Unidos.

“Com a criação destas mil vagas iniciais do Projeto Vertentes devemos começar uma nova fase na empregabilidade de jovens negros em Piracicaba e região. Além disso, acreditamos que ações como estas criadas em parceria com a Iochpe e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Piracicaba e com o apoio da Caterpillar Foundation devem inspirar outras empresas e ONGs a ampliar o seu escopo e atacar o problema de frente,” complementa Grynberg.

"A Caterpillar Foundation tem o compromisso de construir comunidades fortes, resilientes e sustentáveis em todo o mundo. Fazemos isso investindo em estratégias de desenvolvimento da força de trabalho que ajudam jovens desfavorecidos a adquirir as habilidades de que precisam para ter sucesso em sua carreira. Por meio do treinamento vocacional orientado para a indústria e do apoio aos alunos para seguirem e entrarem nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), podemos equipá-los com o conhecimento e as habilidades certas para prosperar ”, disse Asha Varghese, presidente da Caterpillar Foundation.

“A parceria com a +Unidos é muito importante para a Fundação Iochpe, pois permite que a nossa metodologia de mais de 32 anos transformando a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social possa ser ampliada e chegar até quem mais precisa. Em tempos de pandemia, sabemos que principalmente a juventude negra tem sido ainda mais afetada, e o Programa Vertentes responde diretamente a esta necessidade urgente de efetiva inclusão produtiva destes jovens potência”, pontua Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.