Últimas Notícias
Segurança
Aumenta numero de furtos de veículos na cidade
Furtos aumentaram de 26 para 44, no comparativo de julho de 2020 a julho de 2021

Por Ana Cristina Andrade

Roubos de veículos também aumentaram, de 13 em julho de 2020 para 14 no mês passado

Crédito: Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba

Roubos de veículos também aumentaram, de 13 em julho de 2020 para 14 no mês passado

“O policiamento tem sido redirecionado no sentido de tentar amenizar esses aumentos pontuais", diz o coronel da Polícia Militar, Willians de Cerqueira Leite Martins, comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior Nove), sobre o aumento do número de furtos de veículos em Piracicaba, quando são comparados os meses de julho de 2020 e deste ano, segundo estatística divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Foram registrados, em julho do ano passado, 26 furtos e neste ano, no mesmo mês, 44 veículos foram furtados na cidade. Já os roubos de veículos - aqueles que acontecem mediante grave ameaça - aumentaram de 13 em julho de 2020 para 14 no mês passado.

"No geral, considerando a média histórica, os índices estão controlados. Considerando a variação de janeiro a julho, tivemos uma redução de 11,2% nos crimes de roubos, de 9,6% nos furtos de veículos, 8,9% nos roubos de veículos e roubo de carga de menos 8%", explicou.

Essa variação no mês, de acordo com ele, deve ser alvo de reprogramação do policiamento para que se volte aos patamares menos elevados. "A legislação branda favorece a reincidência", observou o coronel.

O roubo em geral (de celulares, bolsas, carteiras, etc) diminuiu de 57 para 37 registros. (Temos o Diagnóstico Evolutivo Geoponderado, uma metodologia aplicada na área do CPI-9 e que tem como foco a redução de crimes violentos contra o patrimônio. Para obter esse resultado focamos na prisão de procurados e apreensão de armas", destacou.

Como evitar

No caso de furto de veículos, de acordo com o coronel Cerqueira Leite, é preciso tomar alguns cuidados, tais como colocar travas e alarmes e conferir, principalmente, se o veículo está bem fechado, inclusive o porta-mala", orienta.

Para evitar roubo, o oficial da Polícia Militar orienta a manter os vidros fechados e as portas travadas nos semáforos. "Também é preciso prestar atenção se há indivíduos suspeitos, quando for estacionar e antes de entrar na garagem. Diante de crime a população deve comunicar, de imediato, a polícia e registrar BO", completou.