Últimas Notícias
Educação
Aulas presenciais na rede municipal retornam na segunda-feira
Após semana de preparação, escolas estão prontas para receber os alunos

Por Da redação

Aulas terão retorno seguro, garante Prefeitura

Crédito: Divulgação

Aulas terão retorno seguro, garante Prefeitura

Todas as 124 escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba retomam as aulas presenciais na próxima segunda-feira (2/8), informou ontem a Prefeitura. De acordo com a administração, as escolas seguirão todos os protocolos de segurança do Plano São Paulo de combate à Covid-19, com uso de máscara para todos os alunos e profissionais, álcool gel e mantendo o distanciamento social.

O recesso de meio de ano terminou no dia 23 deste mês, e essa semana foi de preparação nas escolas para receber os alunos presencialmente no dia 2.

As escolas, reforça a prefeitura, estão preparadas com totens de álcool em gel nas entradas, junto com tapetes sanitizantes para descontaminação. "Todas as salas de aulas possuem álcool em gel e terão o distanciamento mínimo de um metro entre as crianças", destaca em nota.

Durante a semana os alunos tiveram aulas remotas e fizeram as atividades impressas que foram entregues aos familiares durante a reunião de pais.

Capacidade

Respeitando os protocolos e para o melhor atendimento dos alunos, ficou definido que na Educação Infantil, as creches (berçário e maternal, seis meses a três anos) terão o atendimento de até 35% da capacidade, levando em conta as crianças das famílias que optaram pelo retorno presencial e que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social ou cujas mães comprovem que trabalham fora. Não haverá revezamento nessa faixa etária, em razão da necessidade de uma melhor adaptação das crianças, segundo a secretaria.

Para os estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, as aulas retornam com 50% da capacidade, em um sistema de rodízio, de acordo com a capacidade física das unidades, respeitando o distanciamento de 1 metro entre os alunos

A progressão de atendimento de todas as faixas até alcançar 100% será feita de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança.

Já para os alunos do CIEJA (Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos), o retorno presencial de 100% ocorrerá de acordo com a capacidade física das salas, também respeitando o distanciamento de 1 metro entre cada um.

A presença dos alunos não é obrigatória durante essa fase de transição, e o revezamento será entre os alunos cujas famílias optaram pelo retorno presencial.

As escolas funcionarão no período normal, recebendo os alunos na parte da manhã, das 7h às 12h, e na parte da tarde, das 12h30 às 17h30.