Últimas Notícias
Copa Paulista
XV busca bicampeonato inédito
Estreia é nesta terça-feira (14), às 17h, diante do Rio Claro, no Barão sem torcida

Por José Ricardo Ferreira

 XV já foi campeão do torneio em 2016 e finalista em 2008 e 2019

Crédito: Mateus Medeiros

XV já foi campeão do torneio em 2016 e finalista em 2008 e 2019

Buscando um inédito bicampeonato na competição, o XV de Piracicaba estreia nesta terça-feira (14), às 17h, diante do Rio Claro, pela primeira rodada da Copa Paulista. O jogo será no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, mas ainda sem público por causa da pandemia do novo coronavírus. O XV já foi campeão do torneio em 2016 e finalista em 2008 e 2019. No ano passado, sob o comando de Moisés Egert, o time parou nas semifinais quando foi superado pelo Marília, vice da temporada - a Portuguesa-SP foi a campeã.

Nessa primeira fase, o Alvinegro sob o comando do técnico Luciano Dias também enfrentará o São Bento e o Noroeste no Grupo 2. Duas equipes se classificam em cada chave para as quartas de final.

Os jogos serão realizados nas quartas-feiras sendo às 15h fora de casa e às 17h no Barão com turno e returno: dia 21/09 São Bento x XV – Walter Ribeiro (Sorocaba); 28/09: XV x Noroeste – Barão; 05/10: Noroeste x XV – Alfredo de Castilho (Bauru); 12/10: XV x São Bento – Barão; 19/10: Rio Claro x XV – Augusto Schimidt Filho (Rio Claro).

O campeão da Copinha escolhe entre o Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil de 2022. O vice fica com o que o campeão não optou.

No ano de 2019, o XV venceu os dois confrontos diante do Rio Claro na primeira fase. Em casa fez 2 a 1 no primeiro turno e o mesmo placar no jogo de ida. No ano passado o Rio Claro não participou.

Dezessete times disputarão a Copinha divididos em quatro grupos regionalizados, sendo três com quatro clubes e um com cinco equipes. Após turno e returno, os dois mais bem colocados de cada chave avançam para o mata-mata. A final está marcada para 16 de novembro.

Ontem em coletiva virtual, o técnico não adiantou a escalação, mas disse que o time está pronto para buscar o título e voltar a uma competição nacional como ocorreu em 2017. “Estamos preparados para a competição, se nós queremos algo, temos que nos preparar bem e eu acho que fizemos isso, e a expectativa é que a gente consiga traduzir o trabalho na estreia”.

O elenco para a estreia conta com 26 jogadores, incluindo os da base. Goleiros: Belliato, Paulo Vitor e Igor Alexandre (sub-20); zagueiros: Gustavo Silva, João Maistro (sub-20), Kauan (sub-20), Maurício Ramos, Muriel e Robson; laterais: David e Juninho (direita), Kaike e Rubens Carvalho (esquerda); volantes: Felipe Benedetti (sub-20), Grigor (sub-20), Gustavo Hebling, Paraíba e Parrudo; meias: Carlos Alberto e Lucas de Sá; atacantes: Franklin, Ítalo, Lúcio Flávio, Matheus Lagoa, Matheus Martins e Willian Anicete.