Últimas Notícias
Tóquio 2020
Olimpíada começa hoje
Cerimônia de abertura, no Estádio Olímpico, está prevista para 8h (horário de Brasília).

Por José Ricardo Ferreira

Seleção olímpica de futebol masculino iniciou com vitória diante da Alemanha - venceu por 4 a 2

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Seleção olímpica de futebol masculino iniciou com vitória diante da Alemanha - venceu por 4 a 2

Considerado o maior evento esportivo do planeta, começam oficialmente nesta sexta-feira (23) os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão). A cerimônia de abertura, no Estádio Olímpico, está prevista para 8h (horário de Brasília).

Em Tóquio, não haverá torcedores nas arquibancadas. Mas isso não quer dizer que o evento não terá público in loco. De acordo com o Comitê Organizador, cerca de 950 pessoas vão assistir ao evento no Estádio Olímpico.

A competição se estende até o dia 8 de agosto. País da Ásia Oriental, o Japão tem mais de 126 milhões de habitantes e é a segunda vez que sedia os Jogos sendo que a primeira foi em 1964 na 18<SC210,170> edição deste evento mundial.

A pandemia do novo coronavírus acabou por cancelar os Jogos no ano passado. E esse ano o debate também foi intenso para a realização ou não dos Jogos. O Brasil sediou as Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro. Para as próximas edições estão no cronograma França 2024, Estados Unidos 2028 e em 2032, Austrália.

 

Piracicabanos

 

Piracicaba conta com dois representares nos Jogos. Os ginastas Diogo Soares, 19, e Nicole Pírcio, 18, da artística e rítmica, respectivamente.

Nicole estará no conjunto com Beatriz Linhares, Deborah Medrado, Geovanna Santos e Maria Eduarda Arakaki convocadas pela treinadora Camila Ferezin.

Em Tóquio, o Brasil tentará alcançar a final olímpica pela terceira vez – ficou entre os oito melhores do mundo em Sydney-2000 e Atenas-2004.

A ginástica rítmica é esporte olímpico desde 1984 com domínio expressivo da modalidade pela Rússia. A previsão é que a modalidade aconteça nos dias 6 e 8 de agosto.

A ginástica artística é um dos esportes mais aguardados nos Jogos Olímpicos. Ela está presente desde a primeira versão dos Jogos modernos, em 1896.

No masculino, os melhores ginastas são de Japão, China e Rússia. Entre as mulheres, destacam-se Estados Unidos, Rússia e China. Mas o Brasil é candidato a medalhas também. Em 2016, Arthur Zanetti nas Argolas e Diego Hypolito, no Solo obtiveram uma medalha de prata cada um.

Diogo Soares estará em exibição na madrugada deste sábado, às 2h30 (horário de Brasília)-HB. A ginástica artística terá competições de amanhã a até 3 de agosto.

Diogo é treinado no Brasil por Daniel Biscalchin desde os 5 anos de idade. Diogo e Nicole foram formados pelo Programa Desporto de Base (PDB/Secretaria de EsportesSelam) na cidade.

Em Tóquio a equipe de ginástica artística é formada por Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Francisco Barretto Jr. e na individual por Arthur Zanetti; a categoria feminina contará com Flavia Saraiva e Rebeca Andrade.

Francisco Porath Neto e Marcos Goto fazem parte do grupo de treinadores da ginástica artística brasileira.

A equipe de masculina caiu na Subdivisão 2, ao lado de Suíça, Grã-Bretanha, Japão e de dois grupos mistos. Já as ginastas Flavia Saraiva e Rebeca Andrade farão parte do grupo ao lado do Egito, Suécia, Belarus, Alemanha e Bélgica.

 

O Brasil

Nas Olimpíadas do Rio 2016, o Brasil participou com 462 atletas (recorde) e fechou sua participação, também um marco, com 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze, e a inédita 12ª colocação no quadro geral de medalhas, empatado com a Holanda.

No Japão, o Brasil será representado por 302 atletas em 35 modalidades. Ao todo os Jogos terão 46 modalidades e mais de 11 mil atletas inscritos de 204 países.

A presença de atletas olímpicos experientes e medalhistas aumentam as chances de o Brasil conquistar vários pódios. O país contará com a participação de 31 medalhistas, sendo 18 campeões: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; e Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.

 

Futebol

Como precisa de mais dias para competir, o futebol começou mais cedo nos Jogos. Ontem a seleção brasileira masculina venceu por 4 a 2 a Alemanha. Dos quatro gols brasileiros, três foram de autoria de Richarlison e um de Paulinho. Ache e Amiri descontaram para os alemães. O próximo jogo será no domingo (25) contra a Costa do Marfim, às 5h30 (HB).

Hoje está prevista a estreia do handebol masculino contra a Noruega, às 21h (HB) e a partir das 23h, vôlei de praia masculino e feminino. (Com ABr. AE e CBG)