Últimas Notícias
Estável, Guarani aprimora bom futebol
Confortável na tabela, bugre aproveita tempo livre para ajustar trabalho técnico e tático

Por Lucas Rossafa/Correio Popular

Gabriel Mesquita era titular desde outubro de 2020, mas está em uma sequência como reserva após críticas pelo desempenho

Crédito: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Gabriel Mesquita era titular desde outubro de 2020, mas está em uma sequência como reserva após críticas pelo desempenho

Após triunfo diante do Operário, o Guarani ganhou dez dias livres de preparação antes do próximo jogo na Série B do Campeonato Brasileiro. O time, em início da gestão de Daniel Paulista, entra em campo apenas na próxima sexta-feira, 11 de junho, contra o Náutico, no Brinco de Ouro da Princesa, às 21h30.

Antes de enfrentar o timbu, atual campeão do Campeonato Pernambucano, o alviverde é beneficiado com quase duas semanas cheias para descanso e treinamento. O período será o maior desde a chegada de Daniel Paulista em Campinas, mesmo se somados os dias antes de enfrentar Vitória e Operário nas duas primeiras rodadas.

A tendência, por outro lado, é de que o comandante possa ganhar mais reforços para encorpar o elenco na temporada e, aos poucos, implementar os conceitos táticos e variações de jogo.

Outro foco do Guarani está em recuperar Andrigo, vetado do duelo no Estádio Couto Pereira em virtude de desconforto no pé.

Autor de quatro gols em 12 confrontos na temporada, o meio-campista não deve ser problema para desafiar o clube de Recife.

Mudança

A ausência de Rafael Martins, expulso na goleada em Curitiba, abre brecha para retorno de Gabriel Mesquita aos titulares do Guarani. Preterido durante a gestão de Allan Aal, o goleiro recebe nova chance diante do Náutico, na terceira rodada da Série B.

O camisa 27 foi acionado por Daniel Paulista aos 43 minutos do segundo tempo na vaga de Bruno Sávio e ainda trabalhou com defesa importante em cabeçada de Ricardo Bueno.

O arqueiro totaliza sete jogos disputados nesta temporada, sendo seis no decorrer do Campeonato Paulista.

Mesquita, intocável na posição desde outubro de 2020, amargou período no banco de reservas após críticas sofridas nas derrotas ante Corinthians (1-0) e São Paulo (3-2), logo na retomada do Estadual, e perdeu a preferência interna. Emprestado pelo Athletico-PR, Gabriel tem contrato assinado em definitivo junto ao Guarani até 31 de dezembro de 2022.

Função

Autor de um dos gols contra o Operário, Bruno Silva confirmou mudança no posicionamento tático pelo Guarani a partir do início da Série B do Campeonato Brasileiro.

Primeiro volante de origem, o camisa 6 revelou ter maior liberdade para sair ao jogo e, consequentemente, maior presença no campo de ataque, além da função habitual de ajudar na marcação.

"Foi um pedido do Daniel. Alguns posicionamentos ele já começou a mudar na equipe. Logo quando chegou, ele já mudou alguns posicionamentos de alguns atletas. Eu fui um deles. Então foi ele quem já posicionou melhor ali", contou, em entrevista coletiva.

"O atleta sempre gosta de estar atuando. Por tudo o que aconteceu e pela chegada do Daniel há pouco tempo, esse período vai ser muito importante para gente trabalhar, ajustar mais ainda os detalhes e continuar nessa batida. A gente sabe que a Série B é um campeonato muito difícil, mas a cada dia é a gente procurar evoluir para sempre melhor", acrescentou, ao ser questionado sobre o hiato de dez dias no calendário do Guarani.

Com primeiro tento marcado após 57 participações oficiais pelo Guarani, Bruno também falou sobre a obra de arte construída em Curitiba e deu detalhes a respeito da tomada de decisão até finalizar de fora de área.

"Foi realmente um golaço. Eu acho que foi o mais bonito da minha carreira. Eu não sou muito de fazer gol. Tive a felicidade de acertar um belo chute. Sim, é um incentivo, porque a gente sempre treina finalização. No jogo, é difícil ter uma oportunidade de finalizar. Nesse jogo, eu tive uma oportunidade e fui feliz."

Motivado, o Guarani, em dois jogos disputados até aqui, totaliza quatro pontos, com uma vitória e um empate na Série B.