Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Novo confronto entre comunidades indígenas deixa três mortos no México
Um novo confronto armado entre indígenas de duas comunidades no estado mexicano de Oaxaca (sul) deixou três mortos e um ferido, informou procuradoria estadual nesta segunda-feira (26)

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

Um novo confronto armado entre indígenas de duas comunidades no estado mexicano de Oaxaca (sul) deixou três mortos e um ferido, informou procuradoria estadual nesta segunda-feira (26).

O incidente ocorreu em San Agustín Rancho Viejo e San Vicente Coatlán, na Serra Sul do estado, apenas três dias depois que outra disputa entre as cidades de Santa María Sola e El Guayabo deixou sete mortos e três feridos.

Fontes policiais informaram que o confronto aconteceu em torno da meia noite desta segunda-feira nos limites da Serra Sul e dos Vales Centrais, uma área onde existe um conflito agrário.

A promotoria de Oaxaca informou no Twitter que iniciou uma investigação "pelo crime de homicídio e lesões intencionais".

Anteriormente, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, falou sobre a violência naquela região do país, causada em grande parte por problemas agrários.

"Em Oaxaca, ultimamente tem havido homicídios e confrontos por limites fundiários, algo que dói muito, porque são confrontos entre os mesmos povos, não deveriam acontecer", disse o presidente durante sua habitual conferência matinal.

Oaxaca, estado com forte presença indígena, mantém ativos, há décadas, centenas de conflitos entre grupos agrários antagônicos que disputam terras e com frequência levam à violência.

str/nc/jla/gma/ap/mvv