Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Datas importantes na vida do príncipe Philip
Desde seu nascimento na Grécia até sua morte nesta sexta-feira (9), aqui estão as datas-chave da vida do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II:10 de junho de 1921: nasce o príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca em uma mesa de cozinha em Corfu

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

Desde seu nascimento na Grécia até sua morte nesta sexta-feira (9), aqui estão as datas-chave da vida do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II:

10 de junho de 1921: nasce o príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca em uma mesa de cozinha em Corfu. Com apenas 18 meses de vida, foge da Grécia com sua família quando seu tio, o rei Constantino I, é forçado a abdicar.

Maio de 1939: Na véspera da Segunda Guerra Mundial, Philip se forma no internato de Gordonstoun, na Escócia, e se junta à Marinha Britânica.

2 de setembro de 1945: Philip está presente na baía de Tóquio quando os japoneses capitulam. Durante a guerra, participou da Batalha de Creta e do desembarque das tropas aliadas na Sicília.

20 de novembro de 1947: Philip se casa com a princesa Elizabeth. Eles se conheceram em 1939, quando Elizabeth tinha 13, e ele, 18, e mantiveram contato durante a guerra. Tendo renunciado aos títulos grego e dinamarquês, Philip se tornou duque de Edimburgo pouco antes de seu casamento.

6 de fevereiro de 1952: o rei George VI morre enquanto Elizabeth está no Quênia em uma turnê da Commonwealth. A princesa se torna rainha. Philip é forçado a abandonar sua carreira naval.

1956: Lança o Duke of Edinburgh"s Award, um programa concebido para ensinar aos jovens sobre autonomia e lhes dar o gosto pelo serviço público. Desde então, milhões de jovens participaram.

20 de novembro de 1997: o príncipe Philip e a rainha Elizabeth II comemoram bodas de ouro (50 anos de casamento). Em rara homenagem pública, a monarca declara que seu marido "é alguém que não aceita elogios com facilidade, mas tem sido simplesmente minha rocha por todos esses anos".

18 de abril de 2009: O duque de Edimburgo estabelece novo recorde de longevidade de cônjuges de soberanos no Reino Unido, anteriormente detido pela rainha Charlotte, esposa de George III por 57 anos.

10 de junho de 2011: A rainha nomeia seu marido Lorde Grande Almirante, chefe titular da Marinha britânica, em seu 90º aniversário.

4 de maio de 2017: o Palácio de Buckingham anuncia que o príncipe Philip se aposentará das funções públicas durante o verão.

rjm-pau/fb/at/mr/tt