Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Filipinas acusa China de 'incursão' em zona marítima disputada
As Filipinas acusaram neste domingo (21) a China de realizar uma "incursão" depois que embarcações paramilitares foram avistadas perto de um recife disputado no Mar da China

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

As Filipinas acusaram neste domingo (21) a China de realizar uma "incursão" depois que embarcações paramilitares foram avistadas perto de um recife disputado no Mar da China.

"Pedimos à China que ponha fim a esta incursão e remova imediatamente as embarcações que violam nossos direitos marítimos ao infringir nossa soberania territorial", declarou o secretário de Defesa, Delfin Lorenzana, em um comunicado.

A Guarda Costeira filipina detectou em 7 de março os navios "formados em linha" em um recife cerca de 320 quilômetros a oeste da ilha de Palawan.

"É uma clara ação de provocação e militarização da zona. São territórios que estão claramente dentro da zona econômica exclusiva das Filipinas", acrescentou o secretário.

Pequim trava várias disputas marítimas com seus vizinhos.

Com o Japão disputa ilhotas desabitadas no Mar da China Oriental, que Tóquio chama de Senkaku e Pequim de Diaoyu.

Além disso, a China reivindica grande parte do Mar da China Meridional, onde Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã têm reivindicações.

rbl-amj/je/me/mis/tjc/mr