Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Adiado lançamento de foguete russo Soyuz com 38 satélites estrangeiros
O lançamento de um foguete russo Soyuz do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, que colocaria 38 satélites estrangeiros em órbita, foi adiado, anunciou a agência espacial russa Roskosmos neste sábado (20)

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

O lançamento de um foguete russo Soyuz do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, que colocaria 38 satélites estrangeiros em órbita, foi adiado, anunciou a agência espacial russa Roskosmos neste sábado (20).

"O lançamento do foguete Soyuz-2.1a (...) com 38 satélites estrangeiros a bordo do cosmódromo de Baikonur foi adiado para uma data de reserva", informou Roskosmos em nota, sem especificar os motivos da decisão.

A decolagem estava marcada para este sábado às 06h07 GMT (03h07 de Brasília). O foguete agora será lançado no mesmo horário no domingo, segundo a mesma fonte.

O chefe da Roskosmos, Dmitri Rogozin, explicou que o adiamento foi devido a uma "sobretensão" detectada antes do lançamento.

"Decidimos não arriscar", disse Rogozin à agência de notícias pública RIA Novosti.

O foguete deve colocar em órbita 38 satélites de 18 países estrangeiros, incluindo Brasil, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Arábia Saudita, Alemanha e Itália.

mp/jhd/tjc/mr