Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Presidente do México agradece EUA pelo envio de vacinas da AstraZeneca
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, agradeceu nesta sexta-feira (19) seu homólogo americano Joe Biden pela decisão de enviar milhões de doses de vacinas contra a covid-19 do laboratório AstraZeneca

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, agradeceu nesta sexta-feira (19) seu homólogo americano Joe Biden pela decisão de enviar milhões de doses de vacinas contra a covid-19 do laboratório AstraZeneca.

"Agradeço especialmente ao presidente Biden porque falei deste assunto há cerca de dois meses quando tivemos uma conversa telefónica e pedi a ele que nos ajudasse com doses de vacinas", disse López Obrador em sua habitual coletiva de imprensa matinal.

O presidente acrescentou que com o envio de vacinas dos Estados Unidos e com as que chegaram ao país da Rússia, China e do laboratório Pfizer, seu governo avança no plano nacional de vacinação.

"Vamos cumprir com o propósito, com a meta de ter todos os adultos idosos vacinados antes do fim de abril ao menos com uma dose", disse.

Hoje à tarde o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, deve dar detalhes do acordo com os Estados Unidos.

No dia anterior, a Casa Branca disse que planeja enviar milhões de doses da vacina contra a covid da AstraZeneca para o México e Canadá. Essa vacina já foi aprovada nos dois países, mas aguarda a autorização da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

O governo americano planeja enviar 2,5 milhões de doses para o México e 1,5 milhão para o Canadá.

A vacina do laboratório anglosueco AstraZeneca foi alvo de polêmica devido aos temores gerados em vários casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas. Uma série de países suspendeu seu uso.

yug/rsr/aa