Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Rodada de negociações entre Grécia e Turquia sobre Mediterrâneo Oriental termina sem avanços
Grécia e Turquia concluíram nesta terça-feira (16) sem avanços a segunda rodada de negociações "exploratórias" sobre os problemas fronteiriços no leste do Mediterrâneo e os direitos energéticos

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

Grécia e Turquia concluíram nesta terça-feira (16) sem avanços a segunda rodada de negociações "exploratórias" sobre os problemas fronteiriços no leste do Mediterrâneo e os direitos energéticos.

O ministro grego das Relações Exteriores, Nikos Dendias, disse aos jornalistas após a reunião que seu país "participou das negociações de boa fé".

A Grécia espera alcançar uma "base comum" com a Turquia "para resolver seu diferendo", acrescentou Dendias após a reunião.

Esta reunião representou a segunda fase de negociações "exploratórias", um mecanismo reativado no final de janeiro após cinco anos de interrupção para tentar acalmar as tensões bilaterais.

A próxima rodada será em Istambul, segundo a TV pública grega ERT.

"Esperamos que (esses contatos) levem a uma base comum para resolver a nossa única disputa com a Turquia: a delimitação da área econômica exclusiva e a base continental no mar Egeu e no Mediterrâneo Oriental, segundo o direito internacional e a convenção da ONU sobre o direito ao mar", destacou o ministro grego.

burs-hec/jj/mjs/eg/mb/aa