Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Em decisão inédita, Cuba convoca jogadores que vivem fora do país para eliminatórias da Copa-2022
Cuba convocou pela primeira vez em sua história jogadores que atuam em ligas estrangeiras para participarem das partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022 contra Guatemala e Curacao, nos dias 24 e 28 deste mês

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

Cuba convocou pela primeira vez em sua história jogadores que atuam em ligas estrangeiras para participarem das partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022 contra Guatemala e Curacao, nos dias 24 e 28 deste mês.

São 11 jogadores dos quais quatro residem em outros países, e sete jogam nas ligas estrangeiras com autorização do Instituto de Esportes de Cuba (INDER), informou o diretor técnico da seleção das Antilhas, Pablo Elier Sánchez, na coletiva de imprensa.

Os jogadores, que atuam em ligas do Brasil, Espanha, Guatemala, Estados Unidos, República Dominicana, Costa Rica, Inglaterra, Honduras e San Marino, vão se juntar ao elenco no local das partidas, onde realizarão treinamentos conjuntos nos dias 22 e 23 de março. Esses jogadores fazem parte dos 26 convocados, dos quais 23 vão estar na Guatemala para as partidas contra o anfitrião (dia 24) e Curaçao (dia 28).

Trata-se de um fato inédito, cujo primeiro capítulo ocorreu em novembro passado, quando a Associação Cubana de Futebol (AFC) registrou em seu cadastro de jogadores cinco atletas que residem e atuam em ligas estrangeiras.

São eles: Onel Hernández (Norwich City, da Inglaterra), Jorge Luis Corrales (Montreal Impact, EUA), Carlos Vázquez (Alcorcón da Espanha), Joel Apezteguía (Tre Fiori, de San Marino) e Marcel Hernández (Alajuelense da Costa Rica).

"Sinto algo único, especial, que só acontece uma vez na minha vida. Vou aproveitar a oportunidade em cada jogo. Estamos aqui para ajudar o futebol cubano e dar grande satisfação ao povo", comentou Apezteguía.

Diante dos fracos resultados do futebol cubano nos últimos anos e das constantes deserções, a convocação foi um pedido clamoroso da torcida e dos próprios jogadores da ilha.

A Copa do Mundo do Catar será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

Cuba, onde o futebol recentemente tem ameaçado o reinado do beisebol de quase 150 anos, só participou da Copa do Mundo de 1938 na França, porque todos os adversários de seu grupo desistiram.

bur/cb/ma/aam