Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Rússia e China planejam construir estação lunar
A agência espacial russa, Roskosmos, anunciou nesta terça-feira (9) a assinatura de um memorando com a China para construir conjuntamente uma estação "na superfície ou na órbita" da Lua

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

A agência espacial russa, Roskosmos, anunciou nesta terça-feira (9) a assinatura de um memorando com a China para construir conjuntamente uma estação "na superfície ou na órbita" da Lua.

Em um comunicado, Roskosmos destacou que o projeto de "Estação Científica Lunar Internacional" com a agência espacial chinesa estará aberto a "todos os países interessados e parceiros internacionais".

No entanto, o texto não forneceu nenhum calendário ou os valores investidos na iniciativa.

Segundo Roskosmos, Rússia e China estabelecerão um "roteiro" e terão uma "estreita colaboração" para finalizar o projeto.

"A Estação Científica Lunar Internacional consiste em um conjunto de ferramentas experimentais de pesquisa criadas na superfície ou na órbita da Lua e desenvolvidas para realizar trabalhos multidisciplinares", diz o comunicado.

Este anúncio ocorre em um momento em que a Rússia parece estar atrás nos inúmeros projetos espaciais de outros Estados ou de empresas privadas.

Muitos programas que têm como objetivo a Lua são considerados também como bancos de prova para Marte, do mesmo modo que o americano Artemis.

No ano passado, a Rússia perdeu seu monopólio dos voos tripulados para a Estação Espacial Internacional após a primeira missão deste tipo realizada com sucesso pela empresa americana Space X, que planeja um voo para a Lua a partir de 2023.

alf/rco/mar-jvb/mis/jz/aa