Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Noruega autoriza a aplicação da vacina AstraZeneca em pessoas com mais de 65 anos
A Noruega autorizou nesta terça-feira (9) a aplicação da vacina AstraZeneca em maiores de 65 anos, após novas informações que confirmam sua eficácia e que devem acelerar a imunização de adultos contra a covid-19

Por AFP

Crédito: Divulgação/Internet

A Noruega autorizou nesta terça-feira (9) a aplicação da vacina AstraZeneca em maiores de 65 anos, após novas informações que confirmam sua eficácia e que devem acelerar a imunização de adultos contra a covid-19.

Como outros países europeus, a Noruega restringiu a injeção do laboratório anglo-sueco em menores de 65 anos, devido à insuficiência de documentos sobre seus efeitos em idosos.

No entanto, depois da França, Alemanha e Itália, o Instituto Norueguês de Saúde Pública recomendou ampliar seu acesso a todas as pessoas com mais 18 anos, com base em estudos britânicos que mostram sua eficácia entre pessoas mais velhas.

A Noruega também pretende aumentar os intervalos entre as doses das vacinas Pfizer/BioNtech e Moderna para acelerar as novas vacinações.

"Esperamos que todos os adultos tenham recebido a vacina antes ou durante o verão", declarou a chefe do governo, Erna Solberg, perante o parlamento.

A Noruega procura conter o recente ressurgimento da epidemia, embora a taxa de incidência seja uma das mais baixas da Europa.

"Ainda temos uma curva acentuada pela frente, mas se conseguirmos superá-la, a meta de voltar a uma vida mais normal estará ao nosso alcance", destacou.

Mais de 391 mil pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina até domingo na Noruega, de 5,4 milhões de habitantes, e cerca de 210 mil já haviam tomado duas.

Na segunda-feira, o país contabilizava 632 mortes por covid desde o início da epidemia.

phy/hdy/mba/mis/zm/jc