Últimas Notícias
ENTRADA
Letônia se torna 18° membro da zona do euro
É o 2º país báltico e o 4º ex-comunista da Europa Central e do Leste Europeu a adotar a moeda

Por France Press

Premiê letão Valdis Dombrovskis posa diante da imagem da moeda euro

Crédito: AFP

Premiê letão Valdis Dombrovskis posa diante da imagem da moeda euro

A Letônia se tornou oficialmente, na madrugada desta quarta-feira (1), o 18º país membro da zona euro, apesar das reservas da população desse país báltico. Sob fogos de artifício em celebração à chegada de 2014, à meia-noite, os dois milhões de letões disseram adeus a sua moeda nacional, o lats, introduzido em 1993 para substituir o rublo da era soviética.

A Letônia é o segundo país báltico e o quarto país ex-comunista da Europa Central e do Leste Europeu a adotar a moeda comum, seguindo Eslovênia (2007), Eslováquia (2009) e Estônia (2011). Desde 2008, a Letônia espera para adotar o euro, mas a crise no país forçou o adiamento do projeto.

No período 2008-2009, o Produto Interno Bruto (PIB) letão caiu 25%, em meio à mais severa recessão mundial. Depois disso, Riga registrou uma espetacular recuperação econômica.

"Graças a esses esforços, a Letônia entrará na zona euro mais forte do que nunca, enviando uma mensagem de ânimo para outros países que enfrentam difíceis processos de ajuste econômico", declarou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, em Bruxelas.